Palmas, 18/11/2017

Economia

Tocantins

Audiência pública irá discutir as perspectivas do turismo como vetor de desenvolvimento econômico no Tocantins

  • A proposição da audiência foi feita pela deputada estadual Valderez Castelo Branco, presidente da comissão Saúde, Meio Ambiente e Turismo

Thiago Sa

Audiência pública irá discutir as perspectivas do turismo como vetor de desenvolvimento econômico no Tocantins



Daniela Oliveira/Governo do Tocantins
 
As "Perspectivas do Turismo como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins" serão discutidas em audiência pública nesta quinta-feira, 26, às 14 horas, na Assembleia Legislativa. A proposição da audiência foi feita pela deputada estadual Valderez Castelo Branco, presidente da comissão Saúde, Meio Ambiente e Turismo.
 
De acordo com o superintende de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, levar essa pauta para a Casa de Leis é muito oportuno. "Todo o trade turístico do Tocantins está convidado a participar dessa audiência pública que será um momento muito importante para o desenvolvimento do turismo do Tocantins", destacou.
 
Ele falou ainda sobre o crescimento do turismo no Estado. "Os números do turismo não param de crescer. O Jalapão por exemplo, que é nossa região turística mais conhecida, ícone do Tocantins, teve a visitação turística duplicada nos últimos quatro anos, e a expectativa é que ao final de 2017, esse percentual anual de crescimento, que tem sido em torno de 25%, se amplie", frisou.
 
O Jalapão foi escolhido como cenário de programas nacionais como a novela das nove, que estreou nessa segunda-feira, 23, exibida pela emissora da rede Globo "O Outro Lado do Paraíso". E de programas internacionais como os realities de sobrevivências "Largados e Pelados" e "Desafio em Dose Dupla", ambos produzidos pela emissora norte-americana Discovery Channel.
 
Sobre o trabalho realizado pelo Governo do Estado no desenvolvimento do turismo, James destaca ações e obras em processo de licitação. "O Governo tem investimentos, por meio do PDRIS [Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável] em fase de licitação para obras de apoio a visitação turística, investimentos em nichos específicos do turismo onde temos bons potenciais para desenvolvimento, como é o caso do turismo de pesca esportiva, turismo de observação de pássaros e turismo de base comunitária. Vamos ter Observatório do Turismo que fará pesquisas e desenvolverá estudos, em parceria com as universidades, para subsidiar os atores do setor na tomada de decisão. Neste momento temos a consultoria que está elaborando os PDTIS [Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável] das regiões Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Ilha do Bananal (Peixe) e Serras Gerais. Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento ordenado e sustentável da atividade de turismo", reforçou.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus