Palmas, 22/11/2017

Economia

Empresa Júnior

Empresa Júnior desenvolve projetos em benefício da UFT

  • Com início das atividades em março de 2017, a empresa júnior Tesla Engenharia é formada por alunos e docentes do curso de Engenharia Elétrica, do campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Empresa Júnior desenvolve projetos em benefício da UFT



Com início das atividades em março de 2017, a empresa júnior Tesla Engenharia é formada por alunos e docentes do curso de Engenharia Elétrica, do campus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se propõe a auxiliar a instituição na resolução de demandas na área de formação dos estudantes com a aplicação de soluções tecnológicas para o dia-a-dia da universidade.

Segundo o professor tutor da empresa júnior, Humberto Xavier, os alunos estão aprendendo os assuntos na teoria e é nesse projeto da empresa júnior que eles podem aprender na prática. "A ideia é unir o conhecimento teórico, coloca-lo em prática e despertar o potencial de cada um para quando formarem, abrirem a própria empresa e sabendo já dos desafios que irão encontrar no mercado profissional", ressaltou o professor tutor.

Visita

No final do mês de outubro, os integrantes do projeto Tesla Engenharia reuniram-se em Palmas, com o reitor Luís Eduardo Bovolato, para apresentarem os projetos desenvolvidos pelo grupo e que já estão em andamento na UFT. Para o reitor, os acadêmicos possuem um grande potencial para criação nessa área tecnológica e percebe-se que eles já têm esse espírito empreendedor. "A Universidade precisa fortalecer e incentivar iniciativas como essa, trabalhar bastante o empreendedorismo, fortalecer a criação das empresas juniores como também das ligas acadêmicas, tudo aquilo que possa dar uma condição mínima de sustentação e estímulo para os alunos", destacou Bovolato.

Projetos

Atualmente, três projetos são desenvolvidos pelo grupo no campus de Palmas, sendo eles: prédio da Rádio UFT FM, reservatórios de água e irrigador inteligente.

Um dos projetos já finalizados pelos alunos foi o laudo técnico informativo sobre a instalação elétrica do prédio da Rádio UFT FM, sobre o aterramento dimensionado, contendo recomendações para o funcionamento da emissora.

Para o diretor da rádio UFT FM, Junior Duarte, o trabalho dos alunos foi fundamental para a prevenção de acidentes junto aos equipamentos da rádio, principalmente neste período de chuva, no qual há grande incidência de descargas atmosféricas na região. "É muito bom saber que temos mão de obra especializada dentro da UFT e que estamos de certa forma, ajudando na formação desses alunos, disponibilizando um espaço de trabalho para ser objeto de estudo", enfatizou o diretor.

Dentre outros projetos que estão ainda em análise e levantamento de dados, estão: o das Caixas d"agua do câmpus de Palmas, no qual propõe a elaboração de um mapa hídrico das caixas d"água com a automação do abastecimento dos reservatórios e modificação da malha hídrica transformando alguns reservatórios de água em abastecedores de outros menores, semelhante a um sistema de adutoras. Além do projeto de irrigação inteligente das áreas verdes, onde o funcionamento poderá ser programado pelo usuário durante diferentes momentos do dia.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus