Palmas, 23/01/2018

Economia

Boa Vista SCPC

Pedidos de falência caem 18,2% em 2017, diz Boa Vista SCPC

  • J√° para os pedidos de recupera√ß√£o judicial, houve queda 23,7%

Pedidos de falência caem 18,2% em 2017, diz Boa Vista SCPC



09 de janeiro de 2018 ‚Äď Os pedidos de fal√™ncia ca√≠ram 18,2% no acumulado de 2017 em rela√ß√£o a 2016, segundo dados com abrang√™ncia nacional da Boa Vista SCPC (Servi√ßo Central de Prote√ß√£o ao Cr√©dito). Mantida a base de compara√ß√£o, as fal√™ncias decretadas subiram 2,9%, enquanto para os pedidos de recupera√ß√£o judicial e recupera√ß√Ķes judiciais deferidas  foram observadas quedas de 23,7% e 18,9%, respectivamente.
 
Seguindo a tend√™ncia esperada pela Boa Vista SCPC, os indicadores seguiram recuando, quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Passado o per√≠odo de intensa retra√ß√£o da atividade econ√īmica, redu√ß√£o do consumo, restri√ß√£o e encarecimento do cr√©dito, entre outros fatores, as empresas voltam agora a esbo√ßar sinais mais s√≥lidos dos indicadores de solv√™ncia, fato que dever√° continuar, uma vez que o cen√°rio econ√īmico tem mostrado sinais de recupera√ß√£o gradual em diversos setores produtivos.

Distribui√ß√£o das fal√™ncias e recupera√ß√Ķes judiciais por porte

A tabela 2 mostra como est√£o distribu√≠das as fal√™ncias e recupera√ß√Ķes judiciais por porte de empresa at√© dezembro 2017 a partir dos crit√©rios de porte de empresa adotados pelo BNDES . As pequenas empresas, por exemplo, mostram que tanto para os pedidos de fal√™ncias como para as fal√™ncias decretadas houve uma representa√ß√£o de 93% dos casos. Tanto nos pedidos de recupera√ß√£o judicial como nas recupera√ß√Ķes judiciais deferidas, as pequenas empresas tamb√©m correspondem ao maior percentual, ambas com 94% da totalidade de casos, respectivamente. 
 
Distribui√ß√£o das fal√™ncias e recupera√ß√Ķes judiciais por setor

Na divis√£o por setor da economia, o setor de Servi√ßos foi o que representou o maior percentual nos pedidos de fal√™ncia (44%), seguidos do setor Industrial (30%) e do Com√©rcio (26%). Com rela√ß√£o √† varia√ß√£o dos pedidos de fal√™ncia, a Ind√ļstria foi o setor que mais reduziu na compara√ß√£o dos valores acumulados no ano (em rela√ß√£o ao ano anterior), com queda de 33%. Mantida base de compara√ß√£o, o Com√©rcio diminuiu em 12% enquanto o setor de Servi√ßos caiu 8%. Para os demais dados, segue o resumo apresentado na tabela 3:

Metodologia

O indicador de fal√™ncias e recupera√ß√Ķes judiciais √© constru√≠do com base na apura√ß√£o dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos f√≥runs, varas de fal√™ncias e dos Di√°rios Oficiais e da Justi√ßa dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC √© a gigante do segmento de intelig√™ncia anal√≠tica sobre consumidores e empresas. 
 
Com mais de 60 anos de atua√ß√£o e reconhecimento nos servi√ßos prestados, desde a origem do SCPC (Servi√ßo Central de Prote√ß√£o ao Cr√©dito), √© refer√™ncia em solu√ß√Ķes de cr√©dito, score, marketing, gest√£o de riscos e fraudes entre outros servi√ßos que estimulam a rentabilidade das empresas.  
 
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC √© a transforma√ß√£o de dados de pessoas f√≠sicas e jur√≠dicas em informa√ß√Ķes inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inova√ß√£o, criando solu√ß√Ķes anal√≠ticas que d√£o seguran√ßa nas avalia√ß√Ķes de cr√©dito e decis√Ķes de neg√≥cios.

A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br
 
A Boa Vista SCPC √© precursora do Cadastro Positivo, que apresenta √†s empresas credoras o hist√≥rico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem cr√©dito no mercado. 
 
Todas essas inova√ß√Ķes refor√ßam a lideran√ßa da Boa Vista em servi√ßos ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decis√Ķes de neg√≥cios e em todo o ciclo de cr√©dito.
 
www.boavistascpc.com.br


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus