Palmas, 24/09/2017

Economia

Pedro Afonso

Safrinha: Cooperados devem plantar 6 mil hectares na regi√£o de Pedro Afonso

  • Em dez munic√≠pios da regi√£o de Pedro Afonso j√° foram colhidos cerca de 35% da soja da safra 2016/2017. O trabalho termina no pr√≥ximo m√™s de abril

Safrinha: Cooperados devem plantar 6 mil hectares na regi√£o de Pedro Afonso



Em dez municípios da região de Pedro Afonso já foram colhidos cerca de 35% da soja da safra 2016/2017. O trabalho termina no próximo mês de abril. Com a expectativa de alcançar boa produtividade e rentabilidade com a produção da oleaginosa, muitos agricultores também apostam no plantio da Safrinha, principalmente, com o cultivo de milho, sorgo e milheto.
 
A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a colheita deve acontecer até o final de julho.
 
Cerca de 50 produtores ligados a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) estimam plantar 6 mil hectares nos munic√≠pios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins, Itacaj√°, Recursol√Ęndia, Centen√°rio, Tupirama, Rio Sono e Tocant√≠nia.
 
Depois de cultivar 800 hectares de soja ‚Äď com a meta de alcan√ßar 30 mil sacas em tr√™s propriedades no munic√≠pio de Pedro Afonso ‚Äď Manoel  Miranda espera colher 6 mil sacas de sorgo e 4 mil de milheto nas mesmas √°reas.
 
O produtor, que tamb√©m √© doutor em Agronomia e cultiva gr√£os na regi√£o desde 1996, acredita em bons resultados, pois a regularidade das chuvas, um fator importante que fez bastante falta no √ļltimo ano agr√≠cola, √© positivo no atual momento. "√Č pouca a possibilidade de haver frustra√ß√£o de safra, pois estamos plantando em uma √©poca favor√°vel. O clima tem contribu√≠do e a previs√£o √© que n√£o ocorram mudan√ßas neste cen√°rio", diz o pesquisador e um dos fundadores da Coapa.
 
Em Tupirama, depois de cultivar 1.542 hectares de soja, o agricultor Walter de Souza Oliveira usará a Safrinha para fazer a rotação de culturas. Pretende plantar 1.100 hectares de milheto e 430 hectares de milho. Com a experiência de quem trabalha com grãos no município desde 2001 e viu os estragos causados pela estiagem na Safra 2015/2017, o produtor aposta na continuidade das chuvas até o final de abril, quando deve concluir a semeadura dos grãos.
 
Avaliação

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, lembra que as cultivares precoces de soja est√£o praticamente colhidas e a safrinha de milho em plantio acelerado at√©  o final da primeira quinzena deste m√™s, quando o "grosso" da safrinha passa para a semeadura de sorgo.
 
Khouri tamb√©m explica que a produtividade de soja √© satisfat√≥ria revertendo o cen√°rio de quebra da safra de 2015/2016, por√©m existe a preocupa√ß√£o com a redu√ß√£o das margens devido √† queda dos pre√ßos internacionais e o custo elevado dos insumos agr√≠colas.      
 
"Foi observado um acr√©scimo do custo de produ√ß√£o nessa safra √© uma queda das cota√ß√Ķes na Bolsa de Chicago, formando um contexto de margens bem mais estreitas que as tr√™s √ļltimas safras.  A atividade agr√≠cola √© superavit√°ria, por√©m estamos com sinal de alerta ligado", explicar o presidente da Coapa.
 
Mercado

Ainda não há um volume definido, mas das culturas produzidas na Safrinha o milho é a que tem maior comercialização.
 
A produção da região de Pedro Afonso além de abastecer o mercado local, também é vendida para a região Nordeste do país para suprir granjeiros, fábricas de ração e confinamentos de aves e suínos, além de ser exportada através das tradings.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus