Palmas, 20/10/2017

Economia

Serviço

TIM fecha parceria com Ericsson para centralizar banco de dados de usu√°rios

  • Acordo prev√™ ainda a virtualiza√ß√£o da base, que conta com 70 milh√Ķes de assinantes no pa√≠s

TIM fecha parceria com Ericsson para centralizar banco de dados de usu√°rios



A TIM acaba de anunciar parceria com a Ericsson para evoluir a arquitetura da atual base de dados de usu√°rios da operadora, com um volume de 70 milh√Ķes de assinantes no Brasil, a partir desse m√™s. O processo iniciar√° por S√£o Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, sendo expandido para todo o pa√≠s posteriormente. Essa √© a primeira vez que a centraliza√ß√£o do banco de dados ser√° feita em uma escala como esta, em um acordo que se estender√° tamb√©m para a virtualiza√ß√£o da rede.

O projeto inclui a implementa√ß√£o e a consolida√ß√£o das bases de dados de todas as tecnologias ‚Äď 2G, 3G e 4G ‚Äď, incluindo o VoLTE e outros servi√ßos integrados da operadora. Com dura√ß√£o de cinco anos, o contrato contempla ainda a virtualiza√ß√£o destes elementos de rede, levando para a TIM maior flexibilidade de aloca√ß√£o de recursos computacionais, redu√ß√£o no tempo de disponibiliza√ß√£o, atualiza√ß√£o e lan√ßamento de servi√ßos para seus clientes, al√©m da redu√ß√£o de custos operacionais.

"Segurança e disponibilidade são alguns dos aspectos mais importantes da solução da Ericsson que a TIM quer usufruir. Além disso, a integração da nossa base de dados será essencial para continuarmos oferecendo o melhor serviço para nossos clientes", define Leonardo Capdeville, vice presidente de Tecnologia da TIM Brasil.

Al√©m de oferecer mecanismos avan√ßados para proteger esses dados e garantir sua confiabilidade, a solu√ß√£o da Ericsson fornece ferramentas de resili√™ncia e redund√Ęncia seguindo padr√Ķes do mercado de telecomunica√ß√Ķes. O recurso prev√™ ainda uma solu√ß√£o exclusiva de prote√ß√£o de sobrecarga e gerenciamento de capacidade, que permite um controle de congestionamento fim a fim por meio de um mecanismo de coopera√ß√£o em tempo real entre os diferentes elementos de rede virtualizados.

"Juntas, Ericsson e TIM implementaram a rede de core de circuitos (rede de voz 2G e 3G) e respectivas bases de dados 2G, 3G e 4G da TIM no Brasil. Com a consolidação de sua base de dados, a solução da Ericsson permitirá à TIM ter uma visão mais completa da base de clientes, facilitando a monetização do recurso de dados e trazendo oportunidades de aumento de receita através de novos casos de uso", afirma Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson no Brasil.

Reconhecida por suas solu√ß√Ķes de SDM (Subscriber Data Management) para a arquitetura de camada de dados, a Ericsson j√° disponibiliza o servi√ßo para mais de 140 clientes em todo o mundo, que totalizam mais de 4,7 bilh√Ķes de assinantes. Com base em sua experi√™ncia global e lideran√ßa de mercado, a Ericsson prover√° √† TIM a melhor solu√ß√£o de centraliza√ß√£o da base de dados existente no mercado.

 

Sobre a TIM

A TIM tem como miss√£o conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura ‚Äď "Evoluir √© fazer diferente" ‚Äď destaca a evolu√ß√£o da empresa no pa√≠s e sua postura inovadora e pioneira.

Tendo como base o Plano de Investimentos, focado nos pilares infraestrutura de rede, oferta e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos do mercado. A operadora é líder disparada na cobertura da tecnologia 4G no país.

A TIM √© refer√™ncia em pr√°ticas de governan√ßa e ainda a √ļnica empresa do setor de telecomunica√ß√Ķes no Novo Mercado da B3, reconhecido como n√≠vel m√°ximo de governan√ßa corporativa, al√©m de ser a empresa do setor h√° mais tempo consecutivo no √ćndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informa√ß√Ķes, acesse www.tim.com.br.

 

Sobre a Ericsson

A Ericsson √© l√≠der mundial no fornecimento de tecnologias e servi√ßos de comunica√ß√£o. Possibilitamos a Sociedade Conectada com solu√ß√Ķes eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustent√°veis no mundo todo.

Oferecemos servi√ßos, software e infraestrutura em Tecnologias da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o para operadoras de telecom e outras ind√ļstrias. Hoje, 40% do tr√°fego m√≥vel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos servi√ßo de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilh√Ķes de assinaturas.

Somos mais de 110.000 pessoas trabalhando com clientes em mais de 180 pa√≠ses. Fundada em 1876, a Ericsson est√° sediada em Estocolmo, na Su√©cia. Em 2013, a empresa gerou receitas de 227,4 bilh√Ķes de coroas suecas (US$ 34,9 bilh√Ķes). A Ericsson est√° listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

A Ericsson est√° presente na Am√©rica Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Col√īmbia. No in√≠cio do s√©culo XX, aumentamos nossa presen√ßa na Am√©rica Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e M√©xico. Hoje, estamos presentes em 56 pa√≠ses da Am√©rica do Sul, Am√©rica Central, M√©xico e Caribe, com instala√ß√Ķes completas, como unidade de Produ√ß√£o e Centro de Inova√ß√£o com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), al√©m de Centro de Treinamento. A Ericsson √© a fornecedora l√≠der do setor de Telecom, com mais de 40% do mercado na Am√©rica Latina e mais de 100 contratos de servi√ßos de Telecom na regi√£o.


www.ericsson.com/br

www.ericsson.com/br/news

www.twitter.com/ericssonbr

www.facebook.com/ericssonbr

www.youtube.com/EricssonBrazil


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus