Palmas, 28/07/2017

Especial

Agrotins 2017

Agrotins amplia presença nas redes sociais e lança atendente virtual

  • Com o chatbot, o usuário pode interagir com uma espécie de robô virtual, que executa suas atividades por meio de inteligência artificial

Wherbert Araujo

Agrotins amplia presença nas redes sociais e lança atendente virtual



Jesuino Santana Jr / Governo do Tocantins
 
A equipe de comunicação do Governo do Tocantins lançou nesta semana um novo canal de interação com foco no público interessado em consumir notícias e informações sobre a 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Trata-se do chatbot, uma ferramenta utilizada por muitas empresas como uma espécie de atendente virtual. Com o chatbot, o usuário pode interagir com uma espécie de robô virtual, que executa suas atividades por meio de inteligência artificial.
 
De acordo com a responsável pela empresa que desenvolveu o programa, Thalita Deveza, a grande vantagem dessa ferramenta é que ela é desenvolvida para responder diversas perguntas sobre um determinado assunto. "Então ela vai interagir com o questionamento do usuário e vai dar respostas automáticas sobre aquele questionamento. Respostas, estas, que já estão agrupadas no banco de dados do chatbot", contou.
 
O chatbot é a grande inovação que o governo trouxe na área de Comunicação para se aproximar do público da Agrotins em relação ao acesso a informações da feira. "Muitos visitantes têm dúvidas sobre o que a Agrotins vai oferecer, quais são os horários e a programação. Com o chat, o internauta tem acesso a todas essas informações de maneira rápida e prática", assegurou Kênia Borges, secretária de Estado da Comunicação.
 
Kênia Borges informou também que com a ferramenta o governo economiza em equipe para responder dúvidas comuns a respeito da Agrotins, garante resposta objetivas a qualquer usuário de internet que deseja saber da feira a qualquer horário, visto que o usuário pode interagir com o chatbot a qualquer hora. "Dessa forma, o governo garante praticidade ao usuário, facilitando o acesso a esse tipo de informação. E existe a economia, porque não precisa empenhar uma equipe de pessoas nas respostas para as dúvidas", destacou.
 
Com os avanços de inteligência artificial, a tendência é que os chatbots possam oferecer experiências mais personalizadas de atendimento, permitindo inovações também no próprio conteúdo. "Com mais tempo de relacionamento, o chatbot pode ser programado também para aprender quais conteúdos mais interessam e até como falar de formas específicas com as pessoas", concluiu Kênia Borges.
 
A engenheira ambiental Mariana de Sousa é umas das pessoas que já utilizou a plataforma tecnológica para se informar sobre a programação da Agrotins. "Achei bem bacana porque tem a programação toda disponível, além das notícias da feira em tempo real. Tem também a facilidade de a gente poder acessar de qualquer lugar por meio do nosso aparelho de celular. E já que estamos falando da conservação de recursos naturais, como a água, tem outra vantagem que é a questão da economia de papel, uma vez que essas informações estão disponíveis no formato digital", finalizou. 
 
De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), desde que o aplicativo entrou no ar mais de 400 pessoas já utilizaram a ferramenta para obter informações sobre a 17ª edição da Agrotins.
 
Saiba como acessar
 
A ferramenta chatbot fica anexada ao chat da página oficial do Governo do Tocantins no Facebook, disponível em www.facebook.com.br/GovernodoTocantins. Ao acessar a fanpage, o usuário deve clicar no ícone do Messenger "Enviar Mensagem" e, em seguida, fazer alguma pergunta relacionada à Agrotins.
 
Se o usuário não tiver conta no Facebook, pode apenas baixar o aplicativo Messenger que ele terá a mesma funcionalidade.
 
Agrotins
 
Com o tema "Água, Sustentabilidade da Vida - Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas", a 17ª Agrotins foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 10, pelo governador Marcelo Miranda. A Agrotins 2017 ocorre de 9 a 13 de maio e deve atrair cerca de 100 mil visitantes.
 
A Agrotins é promovida pelo Governo do Tocantins e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário.

(Colaborou Wherbert Araújo) 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus