Palmas, 22/11/2017

Especial

RS

Tocantins participa de encontro nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo durante o Festuris Gramado

  • A reuni√£o teve como objetivo fortalecer os v√≠nculos entre os membros participantes da Rede e disseminar informa√ß√Ķes sobre temas relacionados √† intelig√™ncia de mercado.

Tocantins participa de encontro nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo durante o Festuris Gramado



O Estado do Tocantins, representado pelo superintendente de Desenvolvimento Tur√≠stico, James Possapp, participou neste s√°bado, 11, do 4¬ļ Encontro Nacional da Rede de Intelig√™ncia de Mercado no Turismo (RIMT). O encontro fez parte da programa√ß√£o da Festuris Gramado ‚Äď Feira Internacional de Turismo, iniciada no √ļltimo dia 9, em Gramado (RS).

 

A reuni√£o teve como objetivo fortalecer os v√≠nculos entre os membros participantes da Rede e disseminar informa√ß√Ķes sobre temas relacionados √† intelig√™ncia de mercado.

 

"Foi um encontro marcado por discuss√Ķes quanto √† composi√ß√£o da Rede de Intelig√™ncia, o n√ļmero de membros, as formas de sele√ß√£o e divis√£o das vagas, materiais e formas de compartilhamento de informa√ß√Ķes. Essa reuni√£o serviu mais ainda para estruturar a sistem√°tica de trabalho da pr√≥pria Rede", destacou James Possapp.

 

A RIMT √© coordenada pelo Minist√©rio do Turismo (Mtur) e Embratur, com apoio do Sebrae Nacional e tem como participantes representantes dos √≥rg√£os oficiais de turismo de cada unidade da Federa√ß√£o. Entre os pontos discutidos na reuni√£o deste s√°bado, esteve a proposta, ainda sem consenso,  de que a composi√ß√£o se d√™ por um total de 100 participantes, contando com entidades e inst√Ęncias de governan√ßa.

 

Sobre a Rede

A RIMT, conforme destaca o Minsit√©rio do Turismo, √© um ambiente para an√°lise de informa√ß√Ķes e compartilhamento permanente de experi√™ncias ‚Äď n√£o s√≥ entre os √≥rg√£os oficiais de turismo, como tamb√©m com representantes do trade tur√≠stico ‚Äď de modo a orientar a promo√ß√£o dos destinos, conforme as expectativas e tend√™ncias dos mercados. Ela foi prevista pelo Plano Estrat√©gico de Marketing Tur√≠stico ‚Äď Experi√™ncias do Brasil: 2014-2018.

 

Por Intelig√™ncia de Mercado, compreende-se a capacidade de cruzar dados e transform√°-los em informa√ß√£o, ou seja, a organiza√ß√£o de dados que est√£o difusos para transform√°-los em informa√ß√£o √ļtil, fornecendo uma vis√£o consistente para a tomada de decis√Ķes.

 

A Rede tem o como objetivo gerar um processo de sinergia e intelig√™ncia que permita ampliar a profissionaliza√ß√£o do marketing tur√≠stico nos destinos brasileiros, integrando  pol√≠ticas p√ļblicas; promovendo maior efetividade das a√ß√Ķes de promo√ß√£o e apoio √† comercializa√ß√£o; auxiliando na produ√ß√£o de informa√ß√Ķes, estudos e indicadores de turismo; antecipando tend√™ncias e detectando oportunidades.

 

Festuris

Integrando o Cons√≥rcio Brasil Central, o Tocantins participa, at√© este domingo, 12, da Festuris Gramado. O evento, que chega neste ano a sua 29¬™ edi√ß√£o,  acontece no Serra Park e √© considerado pelos empres√°rios do setor como a mais efetiva feira de neg√≥cios tur√≠sticos da Am√©rica Latina, sendo a segunda maior em tamanho.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus