Palmas, 18/08/2017

Esporte

Jets

27ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins tem abertura oficial nesta terça na cidade de Gurupi

  • Para a professora Wanessa Sechim, os Jogos são um momento importante para os estudantes, pois vão além da disputa desportiva

Elias Oliveira

27ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins tem abertura oficial nesta terça na cidade de Gurupi



Reinaldo de Jesus Cisterna /Governo do Estado
 
Com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, será aberta nesta terça-feira, 18, às 18h, no Ginásio de Esportes da Associação Gurupiense de Basquetebol (Agab), em Gurupi, a edição de número 27 dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), juntamente com os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), que reúne pela quarta vez paratletas das escolas de todo o Estado. As duas competições reúnem alunos/atletas de todas as regiões do Tocantins que disputam modalidades desportivas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
 
Para a professora Wanessa Sechim, os Jogos são um momento importante para os estudantes, pois vão além da disputa desportiva. Segundo a gestora, o evento promove integração, envolvimento, solidariedade e oportunidades de os alunos se conhecerem, interagirem e enriquecerem culturalmente. "A juventude é muito dinâmica e as relações desenvolvidas durante esse evento são muito importantes para o aprendizado", ressaltou.
 
A secretária destaca ainda que os Jets e os Parajets são formas de o governo atender às demandas dos alunos no que diz respeito à prática esportiva. "Os Jets são uma iniciativa de buscar o aprendizado também fora da sala de aula, como respeito, união, o convívio social. Conteúdos que extrapolam a sala de aula e que as modalidades esportivas trazem essas oportunidades de aprendizagem", finalizou.   
 
Segundo a gerente de Desporto Educacional da Seduc, Ana Paula Ribeiro de Almeida, a expectativa é que, na regional de Gurupi, participem 800 atletas contando as duas faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), além de 100 professores. Durante a solenidade de abertura, as 13 Diretorias Regionais de Educação estarão presentes.
 
Regionais

Ao todo serão realizadas em 15 sedes. As etapas regionais, com os atletas e equipes classificadas nas fases internas e municipais, são realizadas nas 13 cidades-sede das Diretorias Regionais de Educação. Em 2017, a novidade é que as cidades de Palmas e Araguaína são consideradas como regionais e classificarão atletas e equipes diretamente para as finais estaduais.
 
Disputadas separadamente, as finais estaduais servem como fase classificatória para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição interescolar do Brasil e que reúne anualmente milhares de alunos de todos os estados do País. Em 2017 as finais estaduais serão realizadas em junho, para a categoria 12 a 14 anos, e em outubro para a de 15 a 17 anos.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus