Palmas, 17/08/2017

Esporte

Parajets

Destaque nos Parajets, Ilquias Lopes é convocado para integrar a Seleção Brasileira Paralímpica

  • Natural de Porto Nacional, Ilquias Lopes tem 19 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Alcides Rodrigues Aires

Marcus Mesquita

Destaque nos Parajets, Ilquias Lopes é convocado para integrar a Seleção Brasileira Paralímpica



Reinaldo de Jesus Cisterna/Governo do Tocantins
 
Natural de Porto Nacional, Ilquias Lopes tem 19 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Alcides Rodrigues Aires. "Bacana e humilde" é como se resume o paratleta do projeto Reviver, convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão disputados entre os dias 20 e 25 de março, em São Paulo.
 
Segundo o paratleta, a convocação é fruto da participação primeiramente nos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).  Ele ressalta ainda que após disputar as competições estaduais representou o Tocantins em competições nacionais, quando veio a se destacar conquistando vitórias importantes no Circuito Caixa Loterias de Paratletismo, em Brasília e São Paulo.
 
"Agradeço a Deus por abençoar minha carreira, aos professores, técnicos, fisioterapeutas e ao pessoal do Projeto Reviver pela conquista desta convocação", ressaltou Ilquias, que viaja dia 15 de março para se apresentar ao Comitê Paralímpico Brasileiro.
 
Para a gerente de Desporto Educacional da Seduc, Ana Paula Ribeiro de Almeida, a convocação do atleta Ilquias Pereira encheu a todos de emoção e felicidade, pois deu significado ao trabalho realizado pelos professores, técnicos de desporto das Regionais e técnicos de desporto da Seduc.
 
"Vimos a importância dos jogos (Jets e Parajets), e percebemos que sua realização está contribuindo para a formação de alunos/atletas. A felicidade se torna completa quando temos a notícia de que esses atletas estão se tornando profissionais", destacou ela, dizendo que Ilquias é fruto dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins. "Que venham mais e mais convocações, este é o desejo de todos da equipe da Seduc", finalizou.
 
Para o professor do paratleta Ilquias, Rodrigo Paganella, foi uma emoção muito grande a convocação de seu pupilo, mas destaca que isso só foi possível graças a muito trabalho e dedicação do Ilquias como atleta e dele como orientador.
 
"Sempre tivemos o foco no que queríamos. Sempre acreditei no Ilquias e nunca desisti, pois passamos por muitas dificuldades, mas valeu a pena. Hoje ele é o único atleta da modalidade de atletismo do Tocantins na Seleção Brasileira", comemora o professor.
 
O atleta

Ilquias faz parte da categoria Júnior, integrada por paratletas com até 19 anos, e lidera o ranking nacional no lançamento de dardos, com o índice de 35,65 metros na classificação F46; e nos 100 metros rasos, com 11,89 segundos na T47. Ele ocupa, ainda, também na T47, a segunda colocação geral no Salto em distância, com 5,63 metros.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus