Palmas, 17/08/2017

Esporte

Paratletismo

Paratletas da rede estadual fazem bonito e trazem medalhas em competição nacional em Brasília

  • A competição aconteceu na pista do Centro Integrado de Educação Física (Cief), em Brasília e é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Rodrigo Paganela

Paratletas da rede estadual fazem bonito e trazem medalhas em competição nacional em Brasília



Reinaldo de Jesus Cisterna / Governo do Tocantins
 
Seis medalhas de ouro e duas de prata. Este foi o resultado da participação da delegação tocantinense durante a disputa da etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Paratletismo, realizado no último final de semana. A competição aconteceu na pista do Centro Integrado de Educação Física (Cief), em Brasília e é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
 
Os destaques da delegação tocantinense foram os paratletas e medalhistas Ilquias Lopes, Rhailma de Sousa e Lorena da Silva, que conquistaram medalhas de ouro. No ano passado, Ilquias havia sido um dos destaques nos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Em Brasília, no final de semana, o atleta conquistou ouro nos 100m e nos 200m rasos da classe T46, e no lançamento de dardo F46.
 
Já Rhailma de Sousa foi campeã no arremesso de peso na categoria F20. A paratleta Lorena da Silva faturou o título no arremesso de peso e no lançamento de dardo na F36 e prata nos 100m, categoria T36, enquanto Igor Pereira foi medalha de prata no arremesso de peso na F38.
 
Treinador

Um dos treinadores responsáveis pela delegação nesta etapa do Circuito, Rodrigo Paganella, disse que os resultados obtidos em Brasília são fruto de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos, professores, família e, principalmente, os alunos que se dedicam muito e sabem onde querem chegar. "Foram cinco medalhas de ouro e duas de prata para a equipe que treino em Porto Nacional, e uma medalha de ouro em Palmas, com uma atleta que faz parte da nossa delegação", ressaltou.
 
Segundo o treinador, as consideráveis marcas alcançadas pelos atletas mais jovens, dependendo das conquistas dos paratletas das regiões Sul e Sudeste, podem qualificar alguns deles para a etapa final da competição, que será realizada em novembro, na cidade de São Paulo. "Tenho muito orgulho de todos. É isso que me dá força para continuar trabalhando por eles", finalizou Rodrigo Paganella.
 
Medalhistas

O chefe da delegação tocantinense, Raphael Cota Couto, agradeceu à Secretaria de Estado da Educação, Juventude Esporte (Seduc) que, por meio da Superintendência do Esporte, cedeu o transporte para que a equipe pudesse participar do evento em Brasília. 
 
Jets e Parajets

Vale ressaltar que no próximo dia 18 deste mês começam os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), que são uma realização da Seduc , e envolvem alunos, professores, técnicos de desporto de todas as regiões do Estado.
 
Resultados

Ouro
Ilquias Lopes: 100 e 200 metros T47 e lançamento de dardo F46
Rhailma de Sousa: arremesso de peso F20
Lorena da Silva: arremesso de peso e lançamento de dardo F36
 
Prata
Igor Pereira: lançamento de dardo [4º] e arremesso de peso F38
Lorena da Silva: 100 metros T36
 
Outros resultados

Cintya Nascimento: 400 [10º], 800 [9º] e 1.500 metros da classe T20 [desclassificada];
Edson Borges: 400 [11º], 800 [18º] e 1.500 metros T20 [desclassificado];
Natália Aguiar: arremesso de peso F20 [5º];
Dhionatan Nunes: 800 [15º] e 1.500 metros T20 [9º];
Sérgio Ferreira: 100 metros T11 [desclassificado];
Gleidiane Nunes: 400 [11º] e 800 metros [8º] e salto em distância T20 [6º];
Marilene Feitosa: 400 [9º] e 800 metros [8º] e Salto em distância T20 [7º];
Nábio de Souza: arremesso de peso F20 [7º];
Adélia Braga: arremesso de peso F20 [6º];
Breno de Sousa: salto em distância T20 [11º] e arremesso de peso F20 [8º];
Delcimar Gonçalves: 400 [7º] e 800 metros [12º] T20 e arremesso de peso F20 [5º];
Igor Pereira: lançamento de dardo [4º];
Karen Aires: arremesso de peso F20 [7º].


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus