Palmas, 25/09/2017

Esporte

Triathlon

Triatletas participam de Training Camp em Palmas e se preparam para campeonato nacional

  • No domingo, 09, eles participam de campeonato onde terá seletiva para Jogos Sulamericanos da Juventude no Chile

Triatletas participam de Training Camp em Palmas e se preparam para campeonato nacional



Esta semana está bem movimentada para triatletas de vários estados, e até do Uruguai, que vieram a Palmas para participarem do Campeonato Brasileiro Infantil e Infanto-Juvenil de Triathlon. Nestes dias que antecedem a competição, eles estão passando por um Training Camp, projeto da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), onde está sendo aferido o desempenho de cada um. Os treinamentos e a competição recebem apoio da Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri).
 
"A nossa ideia é poder observar eles, em situação de competição, fazer uma avaliação mais contemplativa de todas as qualidades competitivas, para formar um banco de dados para podermos acompanhar esses atletas no futuro", ressaltou o coordenador do projeto, Rodrigo Millazo, que veio do Rio de Janeiro, representando a CBTri.  
 
Os atletas foram selecionados para passar por um período de cinco dias no Tocantins, onde estão sendo realizados testes de corrida e de natação para ver o nível deles, e também para fazer uma preparação final para a seletiva nacional dos Jogos Sulamericanos da Juventude, um evento importante no mundo do tria a nível Américas, por isso o Training Camp com os melhores atletas dessa faixa etária, nascidos de 2001 e 2002.
 
Vão estar reunidos aqui os futuros campeões de Triathlon do Brasil, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, por exemplo. Entre eles, estão os dois jovens triatletas tocantinenses que são favoritos para conquistar as duas vagas disputadas para os Jogos de outubro, em Santiago: José Hamilton Resende e Geovanna Lacerda, 14 anos. Eles estão ansiosos pela conquista e garantem que estão preparados para a prova.
 
Presença ilustre
 
Também está em Palmas, para acompanhar a competição o triatleta Leandro Macedo, 49 anos, consagrado como o esportista que mais trouxe conquistas ao Brasil em provas oficiais de triatletismo. "Os atletas estão em fase de desenvolvimento, mas podem chegar longe", afirmou o campeão mundial.
 
Prova

A grande competição acontece neste domingo, 09, na Praia da Graciosa, em Palmas. A largada está prevista para ocorrer às 7 horas da manhã.  Segundo Tércia Figueiredo, delegada técnica da Confederação Brasileira de Triathlon,  cada categoria de idade, de acordo com sua distância, irá fazer uma volta de natação,  duas de ciclismo e uma de corrida.
 
A delegada técnica repassou ainda aos atletas, informações importantes para o dia da prova:
 
1. Na entrega do KIT de Competição do Atleta, será obrigatória e indispensável apresentação de cédula de identidade e/ou certidão de nascimento do atleta;
 
2. Seguiremos pontualmente, todos os horários previstos no informativo do evento, por favor, evitem atrasos;
 
3. Senhores pais, técnicos e responsáveis, entendemos a dimensão da felicidade em ter seus atletas e/ou filhos competindo, porém, lembrem-se que todos estão submetidos e sujeitos igualmente às regras da Confederação. Todos estarão completamente seguros conosco no dia da competição e só podem ter o apoio físico, caso necessário, dos árbitros;
 
Ninguém pode entrar/permanecer na área de transição ou qualquer outra área da competição, sem permissão expressa do árbitro. Qualquer atleta que venha a infringir uma das regras de competição estará sujeito à desclassificação.
 

Assessoria de Imprensa: Gisele Meneses


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus