Palmas, 22/11/2017

Estado

Protocolo do Fogo

13 municípios do Tocantins assinam o Protocolo do Fogo em Palmas

  • O evento aconteceu no audit√≥rio do Instituto de Gest√£o Previdenci√°ria do Estado do Tocantins (Igep¬≠¬≠¬≠rev)

Tania Caldas

13 municípios do Tocantins assinam o Protocolo do Fogo em Palmas



T√Ęnia Caldas / Governo do Tocantins
 
Como o objetivo de oficializar o Termo de Cooperação (TC), conhecido como Protocolo do Fogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), juntamente com representantes de 13 municípios, assinaram na tarde desta terça-feira, 31, a adesão ao Termo. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igep­­­rev).

Durante a abertura o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros (Buti), deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a todos pela participa√ß√£o, destacando a import√Ęncia da parceria com os munic√≠pios, governo estadual,  federal e sociedade organizada na preven√ß√£o e combate as queimadas.
 
"Naturatins preocupado com a forte estiagem que ocorreu este ano suspendeu  as autoriza√ß√Ķes de queima controlada que venceriam hoje, para o pr√≥ximo dia 15 de novembro. √Čpoca que acreditamos j√° estar com maior frequ√™ncia de chuvas", destacou. O presidente tamb√©m refor√ßou a import√Ęncia dos munic√≠pios aderirem ao ICMS Ecol√≥gico.
 
O presidente afirmou que 13,5% do valor arrecadado pelo Estado com Imposto Sobre Circula√ß√£o de Mercadorias e Presta√ß√£o de Servi√ßos (ICMS), ser√° dividido entre os munic√≠pios que desenvolverem a√ß√Ķes de preserva√ß√£o ao meio ambiente. "Outro assunto relevante s√£o os gastos que o munic√≠pio tem com a cria√ß√£o das Brigadas Contra Inc√™ndio. Os prefeitos tem que avaliar isso, n√£o como um gasto, mas sim como um investimento, que depois pode ser recompensado com o ICMS Ecol√≥gico", enfatizou. ¬≠
 
Os munic√≠pios que assinaram o Protocolo do Fogo foram Aragominas, Abreul√Ęndia, Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Colm√©ia, Concei√ß√£o do Tocantins, Dian√≥polis, Santa F√© do Araguaia, S√≠tio Novo, Luzin√≥polis, Palmeiras do Tocantins, Pau D"Arco e Recursol√Ęndia.
 
O superintendente de Gest√£o Ambiental do Naturatins, Natal C√©sar Alves de Castro, se referiu ao per√≠odo de estiagem, a um mal que assola o Estado. Ele destacou as a√ß√Ķes do Instituto entre elas as parcerias com a Defesa Civil, munic√≠pios, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos H√≠dricos, Delegacia Especializada na Repress√£o aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) e √≥rg√£os federais como o Instituto Chico Mendes de Conserva√ß√£o da Biodiversidade (ICMBio).
 
MIF
 
"Neste ano o Naturatins contratou 60 brigadistas para fazer a preservação e o combate do fogo nas Unidades de Conservação (UCs) de gestão do órgão. Outra atividade fundamental foi à execução do Manejo Integrado do Fogo (MIF), nas UCs", considerou, Natal César.
 
Representando a secret√°ria do Meio Ambiente e Recursos h√≠dricos, Meire Carreira, o diretor de Desenvolvimento Sustent√°vel da Semarh, J√Ęnio Washington, lembrou "o cerrado √© um dos biomas mais importantes do pa√≠s, considerado o ‚ÄėBer√ßo das √°guas", devido a sua rica biodiversidade. No entanto, √© o mais prejudicado pelas queimadas, marcado por estat√≠sticas cr√≠ticas e tristes", frisou. Ele tamb√©m argumentou que a sociedade n√£o deve esperar apenas pelo poder p√ļblico, mas tamb√©m fazer a sua parte. Cuidando das nascentes, al√©m de desenvolver outras a√ß√Ķes de preserva√ß√£o da natureza.
 
Focos
 
Para o prefeito do munic√≠pio de Dian√≥polis, Cleibson Moreira Almeida, somente a uni√£o entre os poderes e a sociedade poder√° reduzir os √≠ndices de queimadas no Estado. "Desde quando assumi a prefeitura tenho empreendido a√ß√Ķes contra os focos de calor, principalmente na zona rural do nosso munic√≠pio. E aproveito a ocasi√£o para parabenizar o Governo do Estado atrav√©s do Naturatins, no √™xito que vem obtendo na implanta√ß√£o do Protocolo do Fogo", observou.
 
O diretor de Meio Ambiente de Bom Jesus do Tocantins, Jos√© Eduardo Braga Ben√≠cio, destacou que seu munic√≠pio √© um dos que mais tem √≠ndices de queimadas. Mas ele considera que o trabalho desenvolvido pela Educa√ß√£o Ambiental do Naturatins √© um incentivo j√° que ocorrem reuni√Ķes com os representantes do executivo municipal e segmentos da sociedade organizada.
 
"O prefeito Paulo Hernandes criou a brigada contra incêndio, que recebeu treinamento da Defesa Civil, agora irá nomear os brigadistas, para enfrentarmos as queimadas com mais sucesso", explicou.
 
Além de técnicos do Naturatins estiveram presente ao encontro, representantes Defesa Civil, como o Coronel Ornelas. "Todos os anos no período da falta de chuvas trabalhamos diuturnamente na prevenção e combate as queimadas. Começamos o nosso planejamento ainda no mês de fevereiro. E a nossa meta é junto com a Semarh e o Naturatins reduzirmos os índices de focos de incêndios no Estado do Tocantins", esclareceu.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus