Palmas, 13/12/2017

Estado

√ćndios

Claudia Lelis visita aldeia Xerente e reafirma compromisso do Governo com os povos indígenas

  • Vice-governadora esteve na aldeia Tra√≠ra nesta quarta-feira, 21, para prestigiar a festa Dasipe de cultura Xerente

Manoel Lima

Claudia Lelis visita aldeia Xerente e reafirma compromisso do Governo com os povos indígenas



F√°tima Miranda/Governo do Tocantins
 
A aldeia xerente Traíra, localizada no município de Tocantínia, realiza esta semana o festa Dasipe de cultura Xerente, que ocorre anualmente desde 2003. A vice-governadora Claudia Lelis esteve na aldeia nesta quarta-feira, 21, para prestigiar a festa onde foi recebida pela cacique Roseni Tpedi Xerente.
 
"Essa festa é para lembrar a nossa cultura e os nossos costumes para os mais velhos e também incentivar os mais novos a dar continuidade a ela", afirmou a cacique.
 
Durante a visita, Claudia Lelis recebeu demandas dos povo Xerente, que incluem pedido de melhoria nas vias de acesso e na estrutura do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix).

"Fui sempre uma defensora das causas indígenas, assim como o governador Marcelo Miranda. O Governo do Tocantins estará empenhado na solução dessas demandas. Estou certa que voltaremos em breve com novas e boas notícias para esse povo", finalizou.

Para a líder da aldeia Traíra, a presença de Claudia Lelis teve um significado especial. "Estamos muito felizes com a presença da vice-governadora, eu principalmente. Ela é mulher, eu também sou mulher, somos guerreiras em busca de melhoria para o nosso povo. Muito bom ela estar aqui", completou.

A festividade re√ļne cerca de 700 xerente advindos das diversas aldeias da regi√£o. A programa√ß√£o, que √© uma homenagem p√≥stuma ao ex-cacique Gabriel Sitomone Xerente, conta com  corrida de tora, corrida de flecha, banquetes e rituais de batismo.
 
Batismo
 
Na ocasião, a vice-governadora Claudia Lelis recebeu a pintura tradicional do povo Xerente e passou por ritual de batismo indígena, recebendo o nome de Wapadi, cujo o significado é Estrela.
 
Xerente
 
O povo Xerente vive nas proximidades do município de Tocantínia, a 70 km de Palmas. Eles dividem-se em 74 aldeias em um espaço de 180 mil hectares, totalizando uma população de aproximadamente quatro mil pessoas.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus