Palmas, 23/10/2017

Estado

Taquaruçu

Diagnóstico revela que Taquaruçu possui lideranças capazes de alavancar turismo no distrito

  • O diagnóstico foi realizado em 11 meses, em cinco etapas

Aline Batista

Diagnóstico revela que Taquaruçu possui lideranças capazes de alavancar turismo no distrito



Malena Mota
 
Apresentado na manhã desta terça-feira, 5, pelo Sebrae-TO e a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o diagnóstico econômico, turístico e ambiental de Taquaruçu apresentou pontos positivos em relação ao  projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, sendo que um deles é a existências de lideranças dentro do distrito. Foi o que explicou Richard Alves, representante da Barcelona Media Inovação Brasil, empresa contratada para fazer o levantamento. Segundo ele, a partir dessa constatação, as lideranças poderão ser aproveitadas. Alves lembrou também que, além das lideranças, há um potencial turístico, baseado nas histórias das pessoas que ali desenvolvem alguma atividade ligada ao segmento. "No turismo temos que contar histórias, e Palmas, que é a Capital mais jovem do País, tem em Taquaruçu seu berço histórico. Ainda mais com clima ameno, riquezas naturais e um povo hospitaleiro. Com tudo isso, podemos dizer que o distrito tem grande potencial turístico".

Ele ainda apresentou os pontos relevantes do diagnóstico, como o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características físicas dos atrativos. Também foram apresentados o nível de dificuldade de trilhas de acessos, a capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.

Richard disse também que o distrito já possui certa estrutura, alertou para a necessidade de se realizar bastantes ajustes, mas lembrou que a comunidade tem se mostrado receptiva a entender as demandas turísticas. "O que faz o destino se consolidar é participação da comunidade. E é o que vejo aqui em Taquaruçu", ressaltou o técnico.

O diagnóstico foi realizado em 11 meses, em cinco etapas: Inventário da oferta Turística, Diagnóstico socioeconômico; Análise das 15 dimensões essenciais; Análises dos atrativos potenciais e Diagnóstico ambiental e fundiário. O estudo será um referencial para futuras ações estabelecidas no Plano Estratégico do Projeto de estruturação turística de Taquaruçu. "Esta entrega não é apenas um marco simbólico, pois o diagnóstico irá atualizar as estratégias para o desenvolvimento turístico que será implantado pela Prefeitura de Palmas e Sebrae-TO", lembrou Alves.
 
Estímulo ao empreendedorismo

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, o diagnóstico é uma ferramenta moderna, que tem a finalidade de direcionar as próximas ações que confirmam Taquaruçu como destino turístico sustentável. "Com as ações mapeadas, o próximo passo é intensificar ações de fortalecimento dos pequenos negócios na região. Dessa forma, estimula-se o empreendedorismo nos moradores do distrito, com destaque para as habilidosas artesãs, que desenvolveram uma nova coleção chamada de Fava de Bolota, nos negócios que se ampliaram com o advento do Festival Gastronômico, com resultados na geração de trabalho e renda, além da promoção e inclusão social."
 
Referência em ecoturismo

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ressalta a importância do diagnóstico para nortear as ações que serão desenvolvidas no distrito, para que estas, além de vir ao encontro de suas reais potencialidades, podendo assim, tornar-se um grande destino turístico, mas de forma sustentável e valorizando os empreendedores locais. Ele explica que agora o próximo passo é que estes empreendedores tenham um papel ativo na condução dos seus negócios, sendo que o poder público vem fazendo o seu trabalho, que é viabilizar por meio deste projeto ferramentas que possam trazer o conhecimento necessário para manutenção e aprimoramento dos seus empreendimentos. "Nessa próxima fase esperamos empoderar os empreendedores turístico do distrito, para que estes se tornem referencia em ecoturismo."

O diagnóstico econômico, turístico e ambiental de Taquaruçu também será apresentando para a comunidade de Taquaruçu, nesta terça-feira, 5 às 19 horas, na Praça Tarcísio Machado. Na oportunidade também será lançado a coleção "Fava de Bolota", que faz parte do artesanato Tudo Daqui e esta dentro do projeto de estruturação turística de Taquaruçu, e foi elaborada exclusivamente para o  11º Festival Gastronômico de Taquaruçu.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus