Palmas, 20/11/2017

Estado

Etsus

Escola Tocantinense do SUS comemora 15 anos formando profissionais de todas as áreas da saúde

  • A Etsus possui estrutura física própria em Palmas, mas suas ações atingem trabalhadores da saúde dos 139 municípios, nas oito Regiões de Saúde do Tocantins

Josy Karla

Escola Tocantinense do SUS comemora 15 anos formando profissionais de todas as áreas da saúde



Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Atualização científica, inovação, tecnologia, conhecimento e expansão. Esses são alguns dos valores que a Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) traz ao longo dos 15 anos que completa neste mês de agosto. A unidade debuta com expressivo número de trabalhadores da saúde formado e qualificado graças à sua capacidade de inovação e sintonia com as políticas públicas de saúde. Criada pelo Decreto N 1.504, de 19 agosto de 2002, a Escola possui atualmente 57 servidores e já ofertou mais de 170 cursos.

Segundo a diretora da escola, Laudecy Alves do Carmo Soares, "ao longo deste tempo, a Etsus cresceu em estrutura, capital intelectual, talentos e responsabilidades e atualmente é o setor responsável pela gestão das políticas de Educação Permanente e Educação Profissional em Saúde no Estado do Tocantins, desempenhando um papel importante na mudança dos processos de trabalho, na transformação das práticas, na busca incessante do fortalecimento da autonomia e da ação protagonista dos trabalhadores da saúde", destacou.

Laudecy explica ainda que a Escola se reafirma todos os dias, "graças a uma visão de futuro que buscamos de ter uma escola reconhecida pela excelência nos processos educacionais e de pesquisa. Continuamente qualificamos os trabalhadores e assim potencializamos as ações e redes de cuidado, o que demonstra a relevância da Escola para a saúde do Tocantins", disse.

A Etsus possui estrutura física própria em Palmas, mas suas ações atingem trabalhadores da saúde dos 139 municípios, nas oito Regiões de Saúde do Tocantins, por meio de editais públicos de ampla concorrência, ou indiretamente, através da parceria com instituições de ensino. "Estas parcerias tem sido primordiais para a expansão da Escola, que assim consegue alcançar cada vez mais um público maior, o que tem feito a diferença durante estes 15 anos", enfatizou superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria.

A enfermeira Renata Bandeira que já utilizou o espaço da Etsus para participar e ministrar cursos, se diz satisfeita com a estrutura pessoal e tecnológica oferecida. "A escola atende aos requisitos metodológicos e tecnológicos e vemos que a cada ano eles estão melhorando. O local dispõe de equipamentos e de pessoal dedicado, que sabe a importância do trabalho que realizam", afirmou.

Outros serviços

Além de cursos, a Etsus oferece regulação dos estágios e pesquisas em unidades públicas de saúde sob gestão estadual; contribui nos processos de progressão dos servidores; regulariza os processos de afastamento de servidores para estudo; dá apoio técnico aos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPs) sob gestão estadual e municipal e certifica todos os processos educacionais em saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus