Palmas, 13/12/2017

Estado

Saúde

Estado realiza mais um encontro para construção da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde

  • O encontro, que faz parte da programação do Termo de Cooperação 94, aconteceu na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (Etsus)

Josy Karla

Estado realiza mais um encontro para construção da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde



Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Construir um processo formativo integrado, que, além de contemplar necessidades pontuais de capacitação, possa funcionar como estratégia de implantação de uma Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, viva, ocorrendo em ato, a partir da mobilização de atores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas diferentes regiões do Estado.Com este objetivo, profissionais de diversos setores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), integrantes de um grupo de trabalho (GT),se reuniram nos dias 07 e 08 de agosto com consultores da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

O encontro, que faz parte da programação do Termo de Cooperação 94, aconteceu na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (Etsus). Segundo a diretora da unidade, Laudecy Soares, "o GT tem como principal objetivo coordenar a elaboração e implementação do Projeto Aperfeiçoamento em Gestão, Cuidado, Vigilância e Educação Permanente em Saúde, que compõe uma ação referente ao resultado 5 - Política de Educação Permanente em Vigilância implantada, desenvolvida e fortalecida - do Termo de Cooperação 94, cujo objetivo também compreende qualificar as ações de cuidado e de gestão em saúde, ampliando a capacidade de articulação das redes, em especial a atenção básica e a vigilância em saúde", afirmou.

Aconteceu também, na tarde do último dia 08, uma reunião entre o referido GT e membros do Comitê de Regulação dos Processos Educacionais em Saúde (Crepes). A reunião, solicitada pelo Comitê, teve como objetivo o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao TC 94 e ao projeto EPS em aTO.

A consultora da OPAS, Stefanie Kulpa, destacou que "há uma sequência de encontros entre um grupo de trabalho com representantes de diversas áreas técnicas da secretaria, que tem como objetivo formular a política de educação permanente em saúde e construir um processo educativo integrado de aperfeiçoamento em gestão, cuidado, vigilância e educação em saúde", afirmou, acrescentando que o trabalho de consultoria é colaborativo com os coletivos locais na gestão dos processos e na elaboração deles.

O termo

O termo de cooperação 94 foi assinado (numa cooperação entre a SES e a OPAS),com base na análise da situação de saúde local, que evidenciou a necessidade de fortalecer e reorganizar as redes de atenção à saúde, implicando no atendimento das demandas regionais, na ampliação da cobertura e na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS. Desta forma, o TC busca também fortalecer as políticas públicas voltadas para a qualificação dos profissionais da saúde e dos serviços, com destaque para a criação da política estadual de educação permanente como uma das ações para o fortalecimento da gestão, cuidado, vigilância e educação em saúde.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus