Palmas, 23/09/2017

Estado

Gurupi

Fórum de Desenvolvimento Econômico reúne gestores dos municípios da região sul em Gurupi

  • Na abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, reforçou o propósito do evento

Maradona

Fórum de Desenvolvimento Econômico reúne gestores dos municípios da região sul em Gurupi



Patrícia Saturno / Governo do Tocantins 
 
O Governo do Tocantins iniciou na noite desta quinta-feira, 31, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins na região sul do Estado. A abertura do evento, que é realizado no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Gurupi, reuniu gestores e lideranças  dos municípios da região, a fim de discutir estratégias  para promoção do desenvolvimento da economia.
 
Na abertura, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, reforçou o propósito do evento. "O nosso Fórum tem uma proposta muito técnica de abordagem e estamos aqui em busca de trazermos informações e colhermos de vocês um panorama real", pontuou.
 
Ele frisou a importância dos gestores participarem  da programação desta sexta-feira, 1 de setembro, quando serão realizados workshops voltados para áreas primordiais de desenvolvimento, como a economia, o turismo, a ciência e  tecnologia e a cultura. "Serão momentos de pensar, debater e estabelecer metas para os municípios, na busca de viabilizar projetos para  torná-los políticas públicas", reforçou.
 
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destacou que este  é um momento importante para toda a região, tendo em vista a oportunidade de discutir, principalmente com o setor produtivo, as oportunidades existentes. Em sua fala, apontou que o desenvolvimento integrado do sul do Tocantins é um verdadeiro sonho. "O que é bom para o sul do Estado é bom para Gurupi", lembrou. Ainda, destacou a importância da união de forças para ver crescer a economia.  "Com a parceria  do Governo do Estado, do Governo Federal e município,  podemos  contribuir muito para o desenvolvimento do país".
 
Em nome da Associação Tocantinense de Municípios  (ATM), o prefeito Fernandes Martins, de Figueirópolis, destacou a satisfação da entidade em ser parceira na realização  do Fórum, enfatizando que o evento contempla não só o desenvolvimento econômico, mas as demais áreas, incluindo o desenvolvimento social. Para ele, o Fórum é fundamental para todos os municípios que estão em busca de conhecimento.
 
Omar Hennemann, superintendente do Sebrae-TO, frisou a necessidade da modernização para garantir a sobrevivência  das empresas e demais instituições, sejam públicas ou privadas, para acompanhar as mudanças vivenciadas no mundo atual. Para ele, o Fórum de Desenvolvimento Econômico é um exemplo de inovação no Tocantins. "É um exemplo, no momento em que o Governo e os parceiros vêm ouvir os agentes dos municípios  para saber o que eles esperam de tudo isso que é o desenvolvimento econômico".
 
Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Gurupi, Jovino Ribeiro de Moura; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi  (Acig), Adailton Batista Fonseca; o presidente do Instituto Natureza Tocantins (Naturatins), Herbert Brito, entre outros.
 
Termo de cooperação 
 
Durante a abertura do Fórum, o presidente do Naturatins e o prefeito Laurez Moreira assinaram um termo de cooperação técnica  visando uma atuação subsidiária  relativa à Agenda Marrom, que visa a realização de licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras de impacto local.
 
Palestra
 
Para finalizar a noite, o palestrante Maurício Schneider abordou o tema "As mudanças nas relações politicas, econômicas e sociais", trazendo ao público um importante alerta sobre as mudanças no contexto de todas essas relações na atualidade e apontando caminhos para quem não quer ficar para traz nessa nova fase da sociedade.
 
Parceiros
 
Esta é a segunda edição do evento. A primeira ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de Guaraí, e reuniu municípios da região centro-norte do Tocantins. São parceiros desta edição: Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeituras municipal de Gurupi; Associação Comercial de Gurupi; Câmara de Dirigente Logista (CDL); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine). 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus