Palmas, 27/06/2017

Estado

Interior

Governador entrega títulos de propriedades de cisternas em Arraias

  • Das 983 cisternas previstas para Arraias, a Ag√™ncia Tocantinense de Saneamento (ATS) j√° instalou 880 cisternas, e mais 100 ser√£o entregues a novos beneficiados inclu√≠dos no cadastro do programa.

Governador entrega títulos de propriedades de cisternas em Arraias



Nesta sexta-feira, 24, durante a inaugura√ß√£o do Col√©gio Militar de Arraias Unidade IV, o governador Marcelo Miranda realizou a entrega de t√≠tulos de propriedades de cisternas aos beneficiados do programa √Āgua para Todos no munic√≠pio.  Das 983 cisternas previstas para Arraias, a Ag√™ncia Tocantinense de Saneamento (ATS) j√° instalou 880 cisternas, e mais 100 ser√£o entregues a novos beneficiados inclu√≠dos no cadastro do programa.

O que aumenta o n√ļmero para 1.083 sistemas individuais de abastecimento de √°gua, que s√£o compostos por cisternas de polietileno com capacidade para 16 mil litros de √°gua e casa abrigo.

Marcelo Miranda e o presidente da ATS, Eder Fernandes, entregaram, a cinco proprietários de cisternas, os títulos de propriedade. Foram elas, Maria de Lourdes Francisca, Maria Zelia da Conceição, Luiza da Conceição e Laenia Rodrigues, que representaram os beneficiados do programa no município.

"√Āgua √© tudo, √© sa√ļde. Estou muito feliz por voltar √† regi√£o para entregar uma obra dessas. Quero parabenizar a equipe da ATS. O que mais quero √© que a sociedade tocantinense possa continuar acreditando nos governos federal, estadual e municipal. Fico muito satisfeito, √© um dia de muita emo√ß√£o e alegria, poder sair de casa e servir a algu√©m", ponderou o governador.

Em Concei√ß√£o do Tocantins, o governador, acompanhado do presidente da ATS, de secret√°rios de Estado, lideran√ßas pol√≠ticas, entre elas a deputada federal Josi Nunes, visitaram a ch√°cara Lagoa Grande, a 7,5 km do munic√≠pio. Na propriedade rural onde vivem a dona de casa Dilma de Oliveira e o seu esposo, Aldiran Sousa Cardoso, a √°gua da chuva armazenada tem facilitado a vida da fam√≠lia. "N√£o tinha √°gua, n√£o tinha quase nada, era uma dificuldade. Agora com essa caixa de √°gua, ficou bom demais, melhorou muito, tem √°gua com mais facilidade. Todo mundo gostou aqui no munic√≠pio. √Č gratificante. Muito feliz por voc√™s terem vindo aqui", comemorou a dona de casa.

Foram 315 cisternas instaladas em Concei√ß√£o, conforme destaca Eder Fernandes. "Apesar dos in√ļmeros desafios que t√≠nhamos em rela√ß√£o ao programa, quando assumimos a gest√£o da ATS, n√≥s estamos conseguindo chegar ao final das instala√ß√Ķes, j√° s√£o mais de 10 mil instaladas. Nos pr√≥ximos meses, atingiremos 100%, garantindo √°gua √†s pessoas da regi√£o sudeste", explicou.


Programa √Āgua para Todos

Milhares de moradores das comunidades rurais da região sudeste do Tocantins já foram beneficiados com o programa, executado pela ATS com recursos do Ministério da Integração Nacional. Até este mês, das 11.050 cisternas, 10.900 foram entregues às famílias. Deste total, 10.230 estão devidamente instaladas. O que representa 92,5% já executado até este mês.

O programa contempla os 27 munic√≠pios que comp√Ķem o sudeste tocantinense, que √© castigado h√° anos pela severa estiagem. O valor total do investimento √© de R$ 75.142.678,00.

Dentro do programa √Āgua para Todos, o Governo do Tocantins entregar√° ainda 135 pequenas barragens para ac√ļmulo da √°gua da chuva. Os munic√≠pios do sudeste foram divididos em polos e, at√© este m√™s, 72 pequenas barragens foram executadas, o que representa 53,3%. Benef√≠cio a 747 fam√≠lias da zona rural. Investimento de R$ 6.600.000.

Em Arraias e Conceição do Tocantins, são 10 barragens executadas, cinco para cada município.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus