Palmas, 22/01/2018

Estado

Universidade

Governador sanciona novo Estatuto da Unitins

  • O novo Estatuto se fez necessário com a transformação da Unitins em autarquia de regime especial

Ademir dos Anjos

Governador sanciona novo Estatuto da Unitins



O governador Marcelo Miranda sancionou o novo Estatuto da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) nesta sexta-feira, 22, conforme Decreto nº 5759, que trata da aprovação e traz a normativa em anexo, publicado no Diário Oficial do Estado. Com a sanção, a normativa superior da universidade entra em vigor.

 

O novo Estatuto se fez necessário com a transformação da Unitins em autarquia de regime especial, em julho de 2016. Para a elaboração do documento de forma participativa, a Unitins instituiu comissões ainda no ano passado, com representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e de todos os Câmpus – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.

 

Desde então, com o objetivo de construir uma normativa democrática e condizente com a realidade do ensino superior no país e no Tocantins, membros dessas comissões visitaram e fizeram pesquisas online em universidades renomadas no Brasil, como Unicamp, USP, UnB entre outras.

 

Considerando a importância dessa normativa, a reitora da Unitins, Suely Quixabeira, afirma que a aprovação e a sanção do novo Estatuto marcam esse novo momento da universidade e demonstram o cuidado e o reconhecimento do Governo do Estado com o ensino superior público de qualidade.

 

"Vivemos um momento muito importante para a Universidade desde a sua transformação em autarquia. Nós tínhamos essa responsabilidade e agora conseguimos aprovar o nosso Estatuto, que é a normativa maior da Unitins, um documento que vai balizar todas as ações da Universidade, apresenta a estrutura das nossas unidades e toda a estrutura didática-pedagógica", destaca Suely Quixabeira.

 

Antes de ser enviado para sanção do governador, o novo Estatuto foi aprovado integralmente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e pelo Conselho Universitário (Consuni), que expediu a Resolução 013/2017 encaminhando a normativa para sanção do Chefe do Poder Executivo.  


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus