Palmas, 21/10/2017

Estado

Popc

Governo busca qualificar o trabalhador e dobra oportunidades de acesso ao mercado de trabalho

  • Objetivo √© a inser√ß√£o, reinser√ß√£o, perman√™ncia no mercado e crescimento na carreira, por meio de orienta√ß√£o formativa, com cursos gratuitos de capacita√ß√£o

Carlessandro Souza

Governo busca qualificar o trabalhador e dobra oportunidades de acesso ao mercado de trabalho



Cejane Borges/Governo do Tocantins
 
O Governo do Estado, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Tocantins, mais do que intermediar vagas de trabalho, vem desenvolvendo uma ação estratégica de investir na capacitação dos trabalhadores para ampliar o acesso ao mercado profissional e a manutenção do emprego. Para isso, em 2016 foi criado o Programa de Orientação Profissional e de Carreira (Popc), que tem por objetivo a inserção, reinserção, permanência no mercado e crescimento da carreira, por meio de orientação formativa, com cursos gratuitos de capacitação e que atendem, também, às demandas mercadológicas.
 
O programa nasceu da necessidade latente em capacitar profissionais com foco na quest√£o comportamental, na postura profissional e na melhoria do ambiente de trabalho. De acordo com o gerente de Qualifica√ß√£o Profissional do Sine, Kleber Wessel, na realidade atual n√£o adianta ser um excelente t√©cnico, um bom profissional, se n√£o conseguir se adaptar ao novo cen√°rio mercadol√≥gico, que exige tamb√©m como compet√™ncia rela√ß√Ķes interpessoais, esp√≠rito de equipe, car√°ter pr√≥-ativo e atendimento diferenciado. "Temos profissionais que t√™m conhecimentos espec√≠ficos em suas √°reas de atua√ß√£o como padeiros, eletricistas, mec√Ęnicos que est√£o em busca de novas oportunidades de trabalho e que t√™m dificuldade de como proceder na entrevista de emprego, ou mesmo se manter nas institui√ß√Ķes, por conta do relacionamento interpessoal e da conviv√™ncia grupal. Estamos capacitando pessoas na √°rea comportamental, em como saber se comportar, atuar em equipe, conviver harmonicamente em grupo e em saber atender bem o cliente, seja ele interno ou externo", informou o Gerente.
 
Alinhado aos principais anseios do empresariado, o programa tem quatro eixos tem√°ticos principais: Atendimento ao Cliente, Postura Profissional e Rela√ß√Ķes Interpessoais, Falar em P√ļblico, e Marketing Pessoal. As √°reas foram definidas em conformidade com a demanda de mercado, com a solicita√ß√£o do empresariado e em face das pr√≥prias mudan√ßas do cen√°rio corporativo. No Tocantins, a realidade de tr√™s anos atr√°s era de uma demanda por trabalhadores, onde o mercado absorvia m√£o de obra com e sem qualifica√ß√£o profissional. Atualmente, com as mudan√ßas mercadol√≥gicas, as exig√™ncias s√£o muito maiores, o n√ļmero de vagas menor e mais pessoas em busca de inser√ß√£o profissional. "O caminho √© procurar se capacitar e melhorar as habilidades para aumentar as chances de empregabilidade. Mais do que ser profissional, √© preciso tamb√©m ter um perfil de constante melhoria e de investir em conhecimento pessoal", aponta a secret√°ria de Estado do Trabalho e A√ß√£o Social Patr√≠cia do Amaral.
 
Resultados expressivos
 
Desde que foi criado o Programa de Orientação Profissional e de Carreira vem apresentando expressivo crescimento. Em 2016 foram capacitadas 3.140 pessoas em todo os polos do Sine Tocantins, nas cidades de Palmas, Araguatins, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis e Gurupi.
 
Somente no primeiro trimestre de 2017, o programa já capacitou 1.746 trabalhadores e a meta para o ano é de cinco mil pessoas se qualificando para melhorar suas habilidades profissionais.
 
O sucesso do programa caminha lado a lado com uma mudan√ßa que o Sine fez na sua pr√≥pria metodologia de trabalho, com a implanta√ß√£o da capta√ß√£o de vagas por meio do telemarketing. Com isso, atualmente s√£o tr√™s formas do Sine encontrar postos para intermediar a inser√ß√£o profissional: com as empresas procurando o √≥rg√£o, com o Sine buscando as institui√ß√Ķes via capta√ß√£o externa, e por meio do telemarketing. Com a implanta√ß√£o da modalidade, cresceu em mais de 50% o n√ļmero de vagas ofertadas para o Tocantins. Como comparativo, no m√™s de fevereiro deste ano, o Sine contava com 205 postos de trabalho para intermedia√ß√£o, em maio o √≥rg√£o contava com 504 novas vagas de emprego.
 
Atualmente, o Sine Palmas recebe em m√©dia 2.500 pessoas por m√™s em busca de oportunidades de trabalho e, com a implanta√ß√£o do Programa de Orienta√ß√£o Profissional e de Carreira e do Telemarketing, conseguiu aumentar significativamente o n√ļmero de encaminhamentos √†s vagas. Com a a√ß√£o estrat√©gica de buscar mais postos de trabalho, em maio, o Sine encaminhou 1.393 trabalhadores ao mercado, quase o dobro de pessoas do m√™s de janeiro, que foi de 692 candidatos.
 
Cursos e Orientação Profissional
 
A capacita√ß√£o √© no formato presencial, com cursos gratuitos, com m√©dia de 20hrs/aula. Semanalmente, s√£o ofertados novos cursos dentro dos eixos tem√°ticos e abertos ao p√ļblico, inclusive para quem j√° fez um ou mais cursos do programa. A cada novo curso s√£o ofertadas 30 vagas por polo. Todos os cursos t√™m certifica√ß√£o e s√£o ministrados por uma equipe t√©cnica do Sine, multiplicadora de conhecimentos e habilidades.
 
Al√©m do curso, o √≥rg√£o tem um trabalho diferenciado de Orienta√ß√£o Profissional. Todos os trabalhadores que s√£o encaminhados pelo Sine para concorrer a uma vaga de trabalho passam pela equipe de orienta√ß√£o, que instrui o candidato sobre informa√ß√Ķes relevantes e que fazem o diferencial na hora da contrata√ß√£o: como se portar em uma entrevista, o que vestir, qual a postura e comportamento adequado. Para o gerente do programa, essa orienta√ß√£o √© uma oportunidade de preparar o profissional para uma situa√ß√£o de tens√£o. "Comprovadamente, temos verificado que um melhor preparo para a entrevista tem contribu√≠do para o ingresso profissional. Orientamos as pessoas em como saber se vender profissionalmente e a apresentar, de forma adequada, suas habilidades com ferramentas do Marketing Pessoal", destacou Kleber Wessel.
 
Al√©m das pessoas que buscam entrar no mercado profissional, os cursos s√£o abertos a todos que querem investir no conhecimento pessoal e na carreira. Prestadores de servi√ßos como pintores, ambulantes e profissionais liberais tamb√©m t√™m acesso aos cursos e podem se capacitar. Nas aulas de Marketing Pessoal, por exemplo, o aluno aprende que sua roupa de trabalho √© a sua identidade e um pintor, necessariamente, n√£o precisa trabalhar com a roupa suja de tinta, pode fazer um macac√£o como uniforme e aproveitar para colocar seu telefone e fazer a sua propaganda. √Č um dos objetivos do programa ensinar t√©cnicas que contribuem com o crescimento pessoal e profissional.


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