Palmas, 20/10/2017

Estado

Gestão Pública

Governo investe na modernização da gestão pública

  • Atualmente a implantação do processo eletrônico é um caminho natural da gestão pública e vem sendo tratado com prioridade pelo Governo do Estado, buscando mais eficiência e dinamismo

Governo investe na modernização da gestão pública



Atualmente a implantação do processo eletrônico é um caminho natural da gestão pública e vem sendo tratado com prioridade pelo Governo do Estado, buscando mais eficiência e dinamismo. Pensando nisso a Secretaria do Planejamento e Orçamento, responsável pelo projeto, está avançando nos trabalhos de implantação do Processo Administrativo Eletrônico – PAE.
 
O processo administrativo aos poucos vai deixando de tramitar em meio físico, ou seja, desde a abertura do processo, bem como os documentos requeridos e anexados, e ainda a assinatura de documentos e atos ocorrem de forma eletrônica, sem necessidade de impressão de papéis e deslocamento de volumes processuais, promovendo economia, celeridade e segurança das informações.
 
De acordo com a gerente do projeto, Keila Rosagela Parreira de Freitas, o PAE visa automatizar e gerenciar de forma eletrônica tais processos objetivando o dinamismo e a celeridade na gestão publica. "Com a informatização dos processos administrativos o estado vai simplificar e aperfeiçoar o processo a fim de melhorar os serviços na Administração Pública", enfatizou a gerentes.
 
Com a implantação gradativa do PAE, o governo do estado pretende oferecer um serviço com mais agilidade no fluxo de trabalho interno, maior transparência aos processos administrativos e ganho de produtividade, pois o tempo de tramitação de cada processo será reduzido significativamente.
 
A equipe de técnicos do PAE, estão realizando reuniões com os órgãos da administração estadual para preparar os servidores para trabalhar com processos digitais. Também está em fase piloto a operação de processos digitais que podem ser autuados no formato digital, entre a secretaria do planejamento e orçamento e a secretaria da administração.  
 
"Iniciaremos o trabalho com os setores de protocolo e as respectivas comissões técnicas de implantação do PAE no sentido de reduzir consideravelmente a entrada de documentos externos em papel nos órgãos", destacou Keila.
 
Além de diminuir o tempo de tramitação dos processos e as pilhas de documentos e arquivos, outra vantagem vai ser a redução com os custos e a burocratização. O projeto prevê a automação de processos administrativos que hoje, além de serem manuais, movimentam dezenas, centenas e até milhares de documentos em seu ciclo de vida.
 
Para o Secretário David Torres, esse será um grande legado para a eficiência no serviço público. "Trata-se de uma inovação na forma de trabalhar teremos ganhos significativos com relação à produtividade, agilidade na tramitação dos processos entre os setores, transparência, satisfação do público usuário. E isso facilitará bastante a gestão dos processos", enfatiza o gestor.
 
Sobre o PAE
 
O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento e o modelo de Gestão de tecnologia está sendo alterado, o primeiro passo, que já está em fase de implantação, é a centralização dos recursos físicos em uma "Nuvem Privada" para prover um pool de recursos compartilhados para todos os órgãos, a segunda etapa é a centralização das equipes técnicas  proporcionando desta forma uma melhor governança da área tecnológica, onde a tecnologia  e possa auxiliar na melhora contínua da qualidades dos serviços públicos.
 
Foi adotado como solução tecnológica o Sistema de Gestão de Documentos - SGD, implantado em 2012 em todos os órgãos e entidades da esfera estadual, o mesmo já possui suporte à produção, edição, assinatura e trâmite eletrônico de processos e documentos e por ser utilizado ostensivamente em todos os órgãos, facilita de maneira considerável a implantação do PAE.
 
Atualmente a maioria dos serviços de atendimento ao cidadão ou de gestão do governo já são informatizados e trazem muitos benefícios na melhoria da eficiência dos serviços, diminuindo prazos de atendimento e economizando recursos financeiros e pessoais. A exemplo do Detran Net, Sistema de Gestão Documental, Gestão Hospitalar, Delegacia Virtual, entre muitos outros.


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