Palmas, 18/11/2017

Estado

Segurança

Investimentos em ações de segurança seguem em todas as regiões do Estado

  • Preocupado em garantir a ordem e manter a tranquilidade da população tocantinense, o Governo do Tocantins continua investindo alto em Segurança

Investimentos em ações de segurança seguem em todas as regiões do Estado



Wherbert Araújo/Governo do Tocantins

Preocupado em garantir a ordem e manter a tranquilidade da população tocantinense, o Governo do Tocantins continua investindo alto em Segurança. Somente em 2017, foram adquiridas novas viaturas, armamento e equipamentos de proteção de policiais e agentes, além da nomeação e posse de delegados, agentes, escrivães, técnicos e agentes da Defesa Social (atual Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça). Está previsto, ainda para este ano, a publicação do edital de concurso oferecendo mil vagas para soldados e 40 para oficiais.

São ações pontuais que visam fortalecer as instituições e o mais importante: promover a paz e a harmonia em todos os municípios do Estado. Na Polícia Militar, além de coibir a ação de criminosos e pessoas de má índole, o Governo do Tocantins segue investindo em ações educativas de combate às drogas e à violência. Outra medida é a implantação de quatro unidades do Colégio da Polícia Militar (Araguaína, Arraias e duas em Palmas), bem como o processo de implementação nos municípios de Araguatins, Paraíso e Gurupi. Na Segurança Pública, o Governo do Tocantins reformou e ampliou delegacias, homologou e nomeou aprovados nos concursos da Polícia Civil e Defesa Social. São benefícios que visam inibir os registros de violência no Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni, desde 2015, a atual gestão vem se preocupando em garantir aparelhamento, contratação e aperfeiçoamento dos quadros técnicos da Polícia Civil. Respondendo questionamentos sobre a situação da segurança dos moradores frente ao avanço da criminalidade, o secretário é enfático em ressaltar a atuação de homens e mulheres empenhados em combater a criminalidade no Tocantins. "Felizmente, a nossa população ainda pode sentar tranquila na porta de casa no fim do dia. A quem interessa dizer que não temos Segurança Pública? Não podemos evitar que os bandidos cometam crimes, mas reforçamos que ao cometerem delitos, nós iremos prendê-los", afirmou. Ainda segundo o secretário, o Tocantins é o terceiro estado mais eficiente no combate ao narcotráfico, de acordo com dados nacionais.

Municípios

Em Taguatinga, região de fronteira no extremo-sudeste do Estado, a população estava assustada. Segundo o prefeito Altamirando Zequinha Gonçalves, os registros de explosão de agências bancárias, sequestros relâmpagos e assassinato de jovens supostamente ligados ao tráfico de drogas deixaram atônitos os moradores da cidade. "Realmente estávamos assustados. Mas, o governador Marcelo Miranda ouviu o nosso apelo e disponibilizou mais um delegado, três agentes, dois escrivães e, em parceria com o município, vai reformar a delegacia da cidade e disponibilizar mais uma viatura. Já na Polícia Militar, um reforço ostensivo, realizado no início do mês, inibiu possíveis ações de bandidos dos estados vizinhos", relatou. Ainda de acordo com o prefeito, um sistema de monitoramento por câmeras em áreas da cidade deverá ser implementado em breve.

De acordo com o  comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, o trabalho conjunto entre polícias Civil e Militar resulta na garantia da segurança dos tocantinenses. "A nomeação dos novos técnicos e dos policiais na Segurança Pública desonerou nossos policiais para que eles possam realizar as atividades fins, estar nas ruas e garantir a segurança dos nossos moradores. O Governo também criou o Batalhão Rodoviário de Divisas, porque o Tocantins faz fronteira com sete estados. Estamos atuando fortemente para evitar a entrada de armas e drogas no nosso Estado", frisou.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus