Palmas, 24/11/2017

Estado

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda reforça ações do Corpo de Bombeiros com entrega de viaturas e equipamentos

  • A solenidade foi realizada na sede do 1º Batalhão do Bombeiro Militar, em Palmas

Fred Borges

Marcelo Miranda reforça ações do Corpo de Bombeiros com entrega de viaturas e equipamentos



Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
 
As atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins ganharam um importante reforço. O governador Marcelo Miranda entregou, na manhã desta quinta-feira, 19, viaturas e equipamentos à corporação e lançou o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc). Na ocasião, foi assinado o Termo de parceria entre o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital Infantil de Palmas (HIP), para desenvolvimento do projeto Cinoterapia, e apresentado, ao governador, a nova turma do Curso Especial de Habilitação a Sargento (CEHS). A solenidade foi realizada na sede do 1º Batalhão do Bombeiro Militar, em Palmas.

Marcelo Miranda destacou o comprometimento e a bravura do Corpo de Bombeiros, e a importância dos equipamentos entregues, para proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes. "Essas viaturas e esses equipamentos vão ajudar no trabalho do Corpo de Bombeiros, no maior alcance às pessoas e na qualidade dos atendimentos em campo", ressaltou, lembrando o período de estiagem, deste ano, no Estado e as queimadas que atingiram níveis alarmantes em todas as regiões.

O governador elogiou os projetos inovadores implantados pela corporação, a exemplo da parceria com o projeto Cinoterapia, que vai beneficiar pacientes em hospitais com a terapia do uso de cães; e o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc). "Que esses benefícios e esses projetos inovadores fortaleçam o compromisso de cada um na manutenção do bem-estar social e em defesa da vida".

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Yuri Tenório Vargas, destacou o apoio dispensado à Corporação pelo governador Marcelo Miranda, em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito ao aparelhamento e à qualificação dos agentes. "Estamos realizando atividades fins da corporação, ações sociais e outras atividades da melhor maneira possível, e isso só está sendo possível graças ao apoio que temos recebido do governador", ressaltou o comandante, citando ainda os serviços de salvamento com cães que está sendo implantado com excelência no Tocantins.

Quanto ao projeto Cinoterapia, o comandante informou que ele será iniciado já na próxima semana. "Vamos iniciar logo, para podermos minimizar a fragilidade das pessoas enfermas".

Viaturas

Ao todo, foram entregues dois caminhões de combate a incêndios e apoio no abastecimento. As viaturas foram doadas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e pela Receita Federal. Também foram entregues equipamentos de informática e eletrônicos doados pela Receita Federal para o serviço administrativo.

Já os equipamentos foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. São 10 coletes salva-vidas; 20 binóculos; 15 lanternas; 04 pranchas rígidas; 20 redes de selva; 30 sacos de dormir; 06 pistolas taser (pistola de eletrochoque); 06 pistolas ponto 40; 1.000 munições ponto 40; 30 mochilões táticos; 100 luvas táticas; 02 equipamentos de respiração autônoma; 01 conjunto de oxigênio para resgate; 01 desencarcerador; 02 conjuntos aspiradores para resgate; 02 macas retráteis; 11 capacetes galet; 06 roupas de combate a incêndio e 05 imobilizadores de busto.

BRESC

No Tocantins, o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc) conta com dois cães filhotes da raça Pastor Alemão, que estão em fase de treinamento. Os cães do Corpo de Bombeiros do Tocantins serão treinados para encontrar vítimas desaparecidas em cenários de desastre ou mata, busca de restos mortais e vítimas de afogamento. O cão deve passar pelo treinamento inicial em um período de um ano e meio a dois anos, para estar pronto a ser submetido a uma prova para Certificação Nacional.

Cinoterapia

O projeto Cinoterapia será desenvolvido em pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Infantil de Palmas. A técnica é também conhecida como Terapia Facilitada por Cães (TFC), em atividades que utilizam os cães como facilitadores no processo terapêutico.

O objetivo principal é auxiliar na reabilitação de pacientes, para proporcionar um ambiente hospitalar humanizado. Pretende-se aproximar o paciente do seu cotidiano fora da instituição e reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, comuns nessa situação, auxiliando no combate à dor e ao sofrimento físico e emocional. Nos hospitais parceiros, a finalidade é tornar o período de internação hospitalar mais acolhedor e humanizado.

 A solenidade contou com a presença do superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Juliano de Castro Duarte; do delegado da Receita Federal José Márcio Rites; deputados, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus