Palmas, 20/08/2017

Estado

Educação

Seduc e instituições de ensino superior discutem parceria para promover formação indígena

  • A reitora do Centro Universitário Unirg, Lady Sakay, apresentou a disponibilidade da instituição em colaborar com a formação dos professores da educação escolar indígena

Elias Oliveira

Seduc e instituições de ensino superior discutem parceria para promover formação indígena



Fernanda Veloso/Governo do Tocantins
 
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Sechim, recebeu nesta terça-feira, 14, representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Universitário Unirg. As instituições discutiram as possibilidades de oferecerem em conjunto uma formação continuada para a educação escolar indígena.
 
A reitora do Centro Universitário Unirg, Lady Sakay, apresentou a disponibilidade da instituição em colaborar com a formação dos professores da educação escolar indígena. "Viemos, enquanto grupo, nos colocar à disposição para elaborarmos uma proposta diferenciada na educação indígena. Temos uma equipe de professores com diversos trabalhos científicos na área indígena, nosso objetivo agora é irmos para a parte prática", afirmou.
 
Há 22 anos desenvolvendo e orientando trabalhos de pesquisa na área indígena, o professor Francisco Edviges Albuquerque, do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Povos Indígenas e professor da Pós-Graduação PPGL – UFT Araguaína, também reiterou o interesse da UFT em participar do processo de formação.
 
"A Seduc sempre foi nossa parceira na realização dos projetos de pesquisa. Nosso objetivo é discutir, junto com os povos indígenas, o formato de educação. Realizando um grande encontro com professores representantes de todas as etnias para desenvolvermos uma educação diferenciada no campo indígena no nosso Estado, repensando materiais didáticos e que abranjam vários eixos temáticos", concluiu o professor.
 
Wanessa Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, ressaltou a importância de parcerias para que o Tocantins volte a ser referência na educação escolar indígena no cenário nacional. "Incluímos a disciplina saberes indígenas na estrutura curricular de 2017, mas sabemos que precisamos dar um salto no processo de ensino aprendizagem na educação escolar indígena que ofertamos. Contar com a parceria da UFT e da Unirg é ter a certeza de que vamos avançar", concluiu.
 
A parceria entre as instituições deverá passar ainda por outra reunião de alinhamento, em que serão discutidas as áreas de atuação e o cronograma de ações.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus