Palmas, 26/05/2017

Estado

Semarh

Semarh participa da AgroAlmas com informações sobre o CAR

  • É a primeira ação de campo do consórcio, que tem prazo de até 12 meses para completar 31 mil cadastros, conforme estipulado em contrato

Fernando Alves

Semarh participa da AgroAlmas com informações sobre o CAR



Camila Mitye / Governo do Tocantins
 
Com o objetivo de levar informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos pequenos proprietários rurais do município de Almas e região, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) enviou equipe técnica para participar da 2ª Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas) nesta sexta e sábado, 07 e 08 de abril, respectivamente. O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Prefeitura de Almas.
 
Na ocasião, técnicos do Consórcio Capim Dourado, contratado pelo Governo do Estado para a realização do CAR em 127 municípios do Tocantins, um investimento na casa de R$ 6 milhões oriundo do Fundo Amazônia/BNDES, vão atender os proprietários de até quatro módulos fiscais (320 hectares) com a inscrição no cadastro, além de esclarecer dúvidas e buscar coordenadas geográficas das propriedades. É a primeira ação de campo do consórcio, que tem prazo de até 12 meses para completar 31 mil cadastros, conforme estipulado em contrato.
 
Segundo a gerente de Informações e Inteligência Ambiental da Semarh, Maria Amélia Maciel, "este trabalho é o maior esforço da Semarh no sentido de atingir as metas do CAR. Uma ação enorme que vai atender 127 municípios e realizar 31 mil cadastros".
 
Após a participação na feira, técnicos do consórcio devem continuar o trabalho in loco em Almas, fazendo atendimento do CAR com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
Cadastros
 
Até o momento, o projeto Cadastro Ambiental Rural (CAR) / Tocantins Legal já contabiliza 58,60% de cadastros validados pelo registro eletrônico do Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR). O total de área castrada é de 14.063.714,71 hectares. O município de Almas já tem 66,87% de área cadastrada.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus