Palmas, 25/09/2017

Estado

Exportação de Leite

Tocantins tem potencial para ampliar exportação de leite

  • O II Congresso e Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura do MATOPIBA (PISCISHOW) e I Congresso e Feira de Tecnologias para Avicultura, Suinocultura e Laticínios do MATOPIBA (AVISULEITE), discute as novas fronteiras agrícolas do Estado

Tocantins tem potencial para ampliar exportação de leite



O II Congresso e Feira de Tecnologias para Pesca e Aquicultura do MATOPIBA (PISCISHOW) e I Congresso e Feira de Tecnologias para Avicultura, Suinocultura e Laticínios do MATOPIBA (AVISULEITE), discute as novas fronteiras agrícolas do Estado.
 
Com milhões de hectares de terras utilizadas para o plantio e pastagens no Tocantins, o cenário é positivo para a exportação de leite e a meta é de crescimento do rebanho bovino. Durante o congresso foi enfatizado a importância de uma pastagem bem manejada.
 
Segundo o pesquisador, doutor em Animal Science e coordenador do Núcleo Centro-Oeste de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Setor Leiteiro de Goiás, Leovegildo Lopes de Matos, o capim deve ser bem trabalhado para uma dieta com características nutricionais suficientes para ampliar a produção. "O custo de produção para essa região tem que ser baixo, porque a população não é suficiente para consumir todo esse leite que possivelmente será produzido e para exportar precisa praticar um preço de leite diferenciado", comentou o pesquisador.
 
É preciso um manejo de pastagem adequado, com sistema de pastejo correto. Além de analisar o tipo de animal interessante para produção de leite na região, com esse clima e temperatura elevada.
 
Ainda segundo o pesquisador, o clima interfere bastante no custo e na nutrição. "Muitas das vezes, o produtor e o técnico pensam de imediato em ração. Mas a solução é ter volumoso barato na propriedade e um deles é cana-de-açúcar ou irrigação de pastagem. Temos clima quente o ano inteiro, então temos que providenciar água e não aumentar custo de produção", concluiu Matos.
 
Sobre o PISCISHOW e AVISULEITE
 
PISCISHOW e AVISULEITE é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet) e da revista Cerrado Rural, sob o patrocínio do Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária; do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) e da Prefeitura de Palmas.
 
Tem o apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio de sua Superintendência no Tocantins, e da Embrapa.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus