Palmas, 23/01/2018

Estado

Vacinação

Vacina contra febre amarela segue disponível em salas de vacina do Estado

  • No ano de 2017, houve uma confirma√ß√£o de morte por febre amarela silvestre em humano, n√£o vacinado, vindo do Rio de Janeiro. H√° 17 anos o Tocantins n√£o registrava caso de morte por febre amarela em humano

Nielcem Fernandes

Vacina contra febre amarela segue disponível em salas de vacina do Estado



Ascom/Sa√ļde

A fim de esclarecer d√ļvidas da popula√ß√£o, a Secretaria de Estado da Sa√ļde informa que n√£o h√° recomenda√ß√£o de fracionamento de doses da vacina de febre amarela no Tocantins e que a mesma est√° dispon√≠vel nas salas de vacina do Estado.

"√Č importante esclarecer que n√£o h√° motivo para a busca da vacina de forma indiscriminada, pois a pessoa que j√° recebeu uma dose da vacina de Febre Amarela ao longo da vida ser√° considerada vacinada", ressaltou a gerente estadual de Imuniza√ß√£o, Greicy Rivello, acrescentando que diante do cen√°rio epidemiol√≥gico foi recomendado aos munic√≠pios que adotem estrat√©gias de alcance de altas e homog√™neas coberturas evitando assim bols√Ķes de suscet√≠veis.

No ano de 2017, houve uma confirma√ß√£o de morte por febre amarela silvestre em humano, n√£o vacinado,  vindo do Rio de Janeiro. H√° 17 anos o Tocantins n√£o registrava caso de morte por febre amarela em humano.

Segundo a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS), a vacina contra febre amarela √© a medida mais importante para a preven√ß√£o e controle da doen√ßa e apresenta efic√°cia de aproximadamente 95%, al√©m de ser reconhecidamente eficaz e segura.

A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, tendo como hospedeiro natural, os primatas não humanos (macacos) que habitam nas florestas tropicais. O vírus amarílico é muito agressivo, se multiplica por todo o organismo, e lesa órgãos importantes, principalmente fígado e rins.

Orienta√ß√Ķes

Conforme recomenda√ß√Ķes da Portaria n¬ļ 1533 de 18/08/16 e Nota Informativa n¬ļ 94/2017, a vacina contra febre amarela deve ser ofertada em dose √ļnica √† popula√ß√£o de 9 meses at√© 59 anos de idade.

"Antes de administrar a dose da vacina, deve verificar se o usuário apresenta alguma contra indicação para o uso da vacina, como: imunossupressão, alergia a ovo, idade menor de 9 meses, gestação, dentre outras, conforme Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação", destacou a gerente.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus