Palmas, 11/12/2017

Geral

Protocolo do Fogo

Abreulândia recebe equipe de implantação do protocolo do fogo do Naturatins

  • O encontro iniciado ontem, reuniu secretários municipais, representantes religiosos e comunidade escolar, além de vereadores e profissionais da saúde e segurança pública da cidade

Abreulândia recebe equipe de implantação do protocolo do fogo do Naturatins



Cleide Veloso/Governo do Tocantins
 
Nesta terça-feira, 10, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) conclui procedimentos de implantação municipal do Protocolo do Fogo em Abreulândia. O encontro iniciado ontem, reuniu secretários municipais, representantes religiosos e comunidade escolar, além de vereadores e profissionais da saúde e segurança pública da cidade. Na manhã deste segundo dia de visita da equipe de educação ambiental em companhia do superintendente do Instituto prosseguem a visita às comunidades dos assentamentos Barreirinha, Baroneza e Vargem Dourada do município.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Castro, esclareceu que o combate ao fogo depende do envolvimento da comunidade em um trabalho preventivo. "Dando continuidade nas ações de políticas ambientais iniciamos a implantação de mais um protocolo, porque o combate do fogo hoje não é mais só um dever somente dos órgãos ambientais, todas as ações previstas o Naturatins buscou desempenhar, como a contratação de brigadistas para as unidades de conservação (UC), o MIF (Manejo Integrado do Fogo), o  protocolo do fogo e a suspensão das AQC (Autorizações de Queimas Controladas)", pontuou reiterando.

"Todas as unidades de conservação foram equipadas com um kit completo, trator, com pipa, grade e lamina, para fazer acero e ajudar a combater o fogo, mas depende de todos. Isso foi colocado para os presentes, porque o Tocantins precisa melhorar sua posição no ranking nacional do foco de calor. Foi muito positiva a abertura, estaremos com as comunidades rurais para convidar os assentados para aprender as práticas, o que a lei preconiza sobre o que é certas e errado. Foi bastante positiva a reunião, a prefeitura e os moradores de Abreulândia estão de parabéns pela mobilização e o empenho que estão em receber a nossa equipe de educação ambiental durante essa semana", finalizou Castro.

A educadora ambiental do Instituto, Nelma Mota, esclareceu que o Naturatins recebeu um convite do município para retornar e proceder a implantação do protocolo do fogo durante a visita de implantação do  Fórum Municipal do Lixo e Cidadania realizada a semana passada. "Nos recebemos o convite semana passada e o prefeito Marivaldo Machalegre havia nos enviado um pedido de implantação do protocolo no município, desde o início do ano. Então hoje, nós da equipe de educação ambiental estamos aqui realizando esse trabalho, que está sendo muito aceito por parte da comunidade porque a gente sabe a questão do fogo, nosso Estado inteiro e todas as comunidades sofrem a dura realidade das queimadas", relatou complementando.

"Nosso trabalho aqui está apenas começando, graças aos representantes das diferentes iniciativas que viu essa real necessidade, a gente sempre quis fazer esse trabalho, mas nunca foi visto com outros olhos. Eu como educadora considero que essa é mais uma conquista, diante dos municípios tem conhecido pouco a pouco o nosso trabalho", concluiu Nelma Mota.

Nessa semana a Superintendência de Gestão Ambiental do Naturatins está acompanhando uma das equipe de educação ambiental do Instituto para participar dos trabalhos e da oportunidade de diálogo a respeito da realidade das comunidades.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus