Palmas, 11/12/2017

Geral

Capacitação

Adapec promove capacitação em análise de produtos de origem animal

  • O presidente da Adapec, Humberto Camelo, reforça que os profissionais treinados estarão bem mais preparados para avaliar os resultados das colheitas de amostras feitas nesses estabelecimentos

Adapec promove capacitação em análise de produtos de origem animal



Dinalva Martins-Governo do Tocantins, 21 de setembro de 2017
 
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) promove até esta sexta-feira, 22, em Araguaína, o curso sobre práticas laboratoriais em análise de alimentos de origem animal, direcionada aos inspetores agropecuários que atuam na área de inspeção animal. O Tocantins conta com 25 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), entre elas, laticínios, frigoríficos e entrepostos cárneos e de mel, onde a Agência executa a fiscalização permanente e/ou periódica. A capacitação teve início na quarta-feira, 20. 

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, reforça que os profissionais treinados estarão bem mais preparados para avaliar os resultados das colheitas de amostras feitas nesses estabelecimentos. "Esses profissionais têm um importante papel, pois, por meio de avaliação nos alimentos colaboram para qualidade dos produtos que serão comercializados em todo o Estado. É mais segurança e inocuidade alimentar, além de proporcionar ao empresário a expansão comercial pela qualidade atestada", destaca.

A gerente de inspeção animal, Joseanne Cademartori Lins, disse que de forma periódica a inspeção coleta o material e envia ao laboratório, que emite um laudo, para atestar ou condenar os produtos lácteos. "Se tiver alteração nos alimentos a indústria sofrerá ação fiscal, uma vez que o exame poderá indicar se o produto tem mais água que o permitido, gordura, entre outros", disse acrescentando que as exigências seguem o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade. Já nos frigoríficos registrados no SIE a fiscalização é permanente.

SIE

Empresas registradas no SIE recebem o selo que atesta que os produtos de origem animal foram fabricados seguindo os padrões de higiene e as normas sanitárias, em todas as fases de produção: recepção, manipulação, transformação, acondicionamento e transporte.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus