Palmas, 21/10/2017

Geral

ICES

Amastha discute cooperação administrativa com prefeitos nesta sexta, em João Pessoa

  • O evento tem como proposta a troca de experiências e cooperação administrativa entre as prefeituras da ICES: Palmas, João Pessoa, Vitória (ES) e Florianópolis (SC)

Amastha discute cooperação administrativa com prefeitos nesta sexta, em João Pessoa



O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), já está na capital paraibana onde nesta sexta, 11, participa do I Encontro de Prefeitos da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Caixa Econômica Federal. O evento tem como proposta a troca de experiências e cooperação administrativa entre as prefeituras da ICES: Palmas, João Pessoa, Vitória (ES) e Florianópolis (SC). 

De acordo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), que é anfitrião e organizador do encontro, a ideia de realizar o evento surgiu durante o Fórum Internacional de Prefeitos promovido pelo BID em Santander (Espanha), em junho passado. "Decidimos promover esta articulação nacional porque é fundamental que cada gestor prepare sua cidade para o futuro e deixe um legado de planejamento para as novas gerações. Para nós, é fundamental pensar a cidade para além de nossas gestões", ressaltou Cartaxo.

Esse é o mesmo sentimento partilhado por Amastha, que, desde o início de sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Palmas, tem buscado parcerias e planejando ações a médio e longo prazo com foco no desenvolvimento sustentável.

A inserção de Palmas na ICES resultou num plano de ação para nortear o desenvolvimento sustentável da capital tocantinense para as próximas cinco décadas, com base em pesquisas, estudos e diagnósticos realizados pelas consultorias internacionais: Institutos Pólis e IDOM e técnicos da Prefeitura.

Palmas daqui a 50 anos

"Palmas foi pensada levando em consideração os próximos 50 anos. É a garantia do nosso futuro. Temos uma base de metodologia e diagnósticos que podem ser aplicados continuamente na evolução da cidade e que podem ser avaliados e acompanhados ao longo do tempo", ressalta Amastha, referindo-se a temas como mobilidade e transporte; desigualdade urbana, uso do solo, ordenamento territorial; gestão pública moderna; competitividade econômica; segurança; energia e educação. O aporte de investimento através da ICES é de R$ 3 bilhões para Palmas.

Amastha está acompanhado dos secretários municipais de Finanças, Christian Zini, e de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Cláudio Schüller. O evento conta ainda com as participações dos prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), de Vitória, Luciano Rezende (PPS), também acompanhados por secretários responsáveis pela implantação dos planos municipais. 

Programação

Data: sexta-feira (11/08)
Local: Hotel Nord Luxxor Sapucaia (Av. Almirante Tamandaré, 740, Tambaú, João Pessoa)
8h30 – Abertura do prefeito Luciano Cartaxo 
9 horas – Apresentação dos resultados do João Pessoa Cidade Sustentável
10 horas – Debate com os prefeitos convidados
13 horas – Almoço no hotel
14h30 – Reuniões setoriais entre prefeitos e secretários sobre gestão, finanças, saúde e educação na administração municipal


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus