Palmas, 24/11/2017

Geral

Programa Tesouro Ver

Vice-presidente do Naturatins participa de apresentação do Programa Tesouro Verde

  • Para o gestor do Naturatins a proposta do “Programa Tesouro Verde” é inovadora e requer aprofundamento na análise e discussão no Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema/TO)

Joao Di Pietro

Vice-presidente do Naturatins participa de apresentação do Programa Tesouro Verde



Tânia Caldas/Governo do Tocantins
 
O Vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral, esteve na manhã desta terça-feira, 17, em evento promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), no auditório da Escola de Gestão Fazendária (Engefaz), durante a apresentação do "Programa Tesouro Verde", projeto piloto da Sefaz/GO, que busca aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico por meio da comercialização de créditos de florestas de matas nativas.
 
Para o gestor do Naturatins a proposta do "Programa Tesouro Verde" é inovadora e requer aprofundamento na análise e discussão no Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema/TO). Segundo ele, o Programa apresentado consiste em valorar os ativos ambientais do estado do Tocantins de maneira integrada em uma plataforma digital de monitoramento.
 
"A iniciativa da Secretaria da Fazenda em discutir o assunto já implantado no vizinho estado de Goiás, é uma oportunidade para ampliar a integração dos atores públicos e privados, na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o estado do Tocantins", apontou.
 
O vice-presidente considerou que é muito importante pensar em formas de remuneração para a conservação florestal. "É um desafio cultural que precisamos inserir na agenda econômica e social do Tocantins", concluiu.
 
O secretário da Fazenda, Paulo Antenor, destacou que a Sefaz/TO deve empreender estudos mais aprofundados sobre o assunto e buscar a transversalidade entre as secretarias afins, como Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o Naturatins. "Temos que nos debruçar em políticas em longo prazo, para não perder a oportunidade de negócios e de recursos", considerou.
 
O "Programa Tesouro Verde", foi apresentado pela coordenadora do  "Programa Brasil Mata Viva", Maria Tereza Umbelino e pelo servidor da Secretaria da Fazenda do estado de Goiás, Moacyr Salomão.
 
Além do vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral prestigiaram o evento a subsecretária da Sefaz, Dilma Caldeira, o subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fábio Lelis, o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública, em Palmas, o defensor Leonardo Coelho, no ato representando o Defensor Geral, Murilo da Costa Machado, o diretor da Secretaria de Planejamento, Romildo Dias, representando o secretário do Planejamento e Orçamento, Davi Torres. Também estiveram presente técnicos da Sefaz, Semarh e Naturatins.
 
Programa Brasil Mata Viva

O Programa Brasil Mata Viva nasceu da articulação de pessoas, comunidades rurais e instituições, na busca das soluções de proteger a natureza de acordo com a exigência legal. O Programa tem metodologia reconhecida internacionalmente pela BMV Standart, padrão de caracterização de créditos, que preconiza a Geração de Unidades de Créditos de Sustentabilidade, a partir da medição de indicadores ambientais, sociais e econômicos em regiões de florestas resultantes da medição de estoques de carbono.
 
Tesouro Verde

O programa piloto implantado no Estado de Goiás, alia o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, criando condições para que sejam disponibilizados no mercado para comercialização os créditos de florestas, considerados ativos de natureza intangível originários da atividade de conservação e ampliação de florestas nativas tanto públicas quanto privadas. Com isso, objetiva-se estimular a expansão da base econômica em consonância com a dinâmica da economia verde. Para saber mais informação sobre a plataforma Tesouro Verde o acesso é pelo www.plataformatesouroverde.com.br. (Colaboração - Joésia Cardoso)


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus