Palmas, 27/06/2017

Justica

Inovação

TRE-TO implanta central de monitoramento e apresentará sistema ao TSE

  • A Justiça Eleitoral do Tocantins, reconhecida nacionalmente pelo uso e desenvolvimento de inovações tecnológicas, inicia 2017 com mais um significante avanço: a Sala de Monitoramento

Lucas Nascimento

TRE-TO implanta central de monitoramento e apresentará sistema ao TSE



A Justiça Eleitoral do Tocantins, reconhecida nacionalmente pelo uso e desenvolvimento de inovações tecnológicas, inicia 2017 com mais um significante avanço: a Sala de Monitoramento. A novidade é constituída por um painel composto por monitores de vídeo profissionais, instalados em suporte próprio e sistema gerenciador gráfico para apresentação de imagens, para o acompanhamento dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.
 
O sistema foi testado como projeto piloto durante as eleições municipais do ano passado, onde os técnicos puderam visualizar o andamento das atividades durante o período eleitoral, proporcionando assim o acompanhamento on-line no dia das Eleições.
 
Durante esta terça-feira (7/2) a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, apresentou aos membros da Corte a Sala de Monitoramento, uma tecnologia inédita entre os Tribunais Eleitorais do país.
 
"Com essa ferramenta tivemos eleições muito tranquilas, agora ela irá nos auxiliar no monitoramento da etapa final da Biometria no Tocantins, além disso, é uma ferramenta inédita no âmbito dos TREs no Brasil e será apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral ainda essa semana", ressaltou a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente.
 
A partir de agora o mecanismo de monitoramento passa a ser permanente, possibilitando também o acompanhamento simultâneo das demandas e estatísticas da Fase final da Biometria no Tocantins, iniciada em 17 Zonas Eleitorais.
 
O secretário de tecnologia da informação, Jader Gonçalves, explicou que a ferramenta também está disponível para os servidores e juízes eleitorais por meio da intranet. "Outra funcionalidade importante é o acompanhamento instantâneo das informações estratégicas, com o uso deste painel em conjunto com o sistema de monitoramento e de relatórios dinâmicos", revelou.
A ferramenta possui tecnologia de ponta possibilitando a tomada de decisões rápidas e a otimização dos recursos. "O TRE-TO nos últimos anos vem se tornando um pólo tecnológico de referência para todo o país, sempre trazendo inovações a cada eleição", avaliou a vice-presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Jacqueline Adorno.
 
Na segunda-feira (6/2) alguns chefes de cartório e juízes eleitorais também visitaram a sala de monitoramento. "Essa tecnologia é um instrumento de gestão que vai ajudar os chefes de cartório que são diretamente ligados ao controle de metas e indicadores, além de ajudar os juízes eleitorais a acompanharem os atendimentos diariamente de forma mais fácil e rápida", comemorou o juiz eleitoral da 16ª ZE de Colméia, Ricardo Gagliardi. 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus