Palmas, 24/11/2017

Opini√£o

Sa√ļde

A síndrome do esgotamento profissional

  • *Por Elaine Ribeiro
A síndrome do esgotamento profissional


De repente, nos deparamos com: um cansa√ßo que n√£o passa depois de uma noite de sono, com altera√ß√Ķes no humor que variam entre uma tristeza profunda, irrita√ß√£o, agita√ß√£o e atitudes que usualmente n√£o fazem parte da pessoa. Entre outros sintomas, h√° uma falta de sentido na vida. √Č a S√≠ndrome de Burnout, ou S√≠ndrome do Esgotamento Profissional e que confunde-se com uma diversidade de quadros emocionais. Burn quer dizer queima e out exterior. Podemos fazer a correla√ß√£o com um pavio que se queima at√© esgotar completamente. 
 
Resultado de ac√ļmulo de tarefas, excesso de cobran√ßas e de atividades, uma boa dose de perfeccionismo e a falta de outras atividades que gerem prazer, o estresse no ambiente profissional √© uma realidade presente em quase todas as profiss√Ķes e mercados.
 
Duas situa√ß√Ķes s√£o observadas nas pessoas que passam por isso: o absente√≠smo, ou seja, a aus√™ncia no trabalho para realiza√ß√£o de tratamento m√©dico, exames, psicoterapia, entre outros; e o presente√≠smo, ou seja, a pessoa que est√° no trabalho, mas com uma redu√ß√£o dr√°stica em sua produtividade e numa situa√ß√£o de "mente distante" da realidade onde est√°.
 
Estudos realizados pela Universidade de S√£o Paulo, no Instituto de Psiquiatria, revelaram que contribuem para o quadro de esgotamento: a necessidade de controle das situa√ß√Ķes, a falta de paci√™ncia e a dificuldade para tolerar frustra√ß√Ķes ou delegar tarefas, e o trabalho em grupo. Sentimento de injusti√ßa, falta de participa√ß√£o nas decis√Ķes e de apoio, e conflitos com colegas podem agravar o quadro. 
 
Rever as situa√ß√Ķes profissionais e como elas s√£o encaradas, √© um passo bastante importante. Todavia, o diagn√≥stico deve ser feito por um m√©dico, com a avalia√ß√£o do estilo de vida da pessoa, de sua profiss√£o e da forma como ela lida com suas emo√ß√Ķes. 
 
Os sintomas caracter√≠sticos desse problema est√£o relacionados ao cansa√ßo, aos dist√ļrbios do sono, √†s dores na musculatura e tamb√©m de cabe√ßa, √† altera√ß√£o do apetite, √† dificuldade para iniciar uma atividade e √†s altera√ß√Ķes constantes no humor. A produtividade de uma pessoa que passa por essa situa√ß√£o cai de forma percept√≠vel. H√° ainda a tend√™ncia ao isolamento social.
 
As altera√ß√Ķes hormonais provocadas pela irrita√ß√£o, podem produzir efeitos em todo nosso organismo, desde a press√£o arterial, diabetes, doen√ßas do cora√ß√£o, dentre outras. Ou seja, trata-se de um quadro que requer observa√ß√£o, pois pode comprometer muito o bem-estar.
 
√Č comum associar esse quadro √† depress√£o, por isso o diagn√≥stico √© essencial, para reconhecer o que, de fato, est√° acontecendo com a pessoa. Nem sempre, por exemplo, as f√©rias poder√£o aliviar tal quadro, pois a melhora vir√° de mudan√ßas em todo contexto profissional. 
 
E como evitar esse esgotamento? 
 
‚Äď Tenha outras fontes de satisfa√ß√£o al√©m do trabalho: descubra gostos, h√°bitos, animais de estima√ß√£o, um encontro com amigos, sair (para um lugar que n√£o seja um shopping, por exemplo, onde os est√≠mulos s√£o excessivos e a press√£o por compras √© grande).
 
‚Äď Avalie como tem conduzido seu dia de trabalho: O que lhe atrai no emprego atual? V√™ possibilidade de mudan√ßa? Se pensa em mudar de empresa, organize esta transi√ß√£o, preparando seu curr√≠culo e avaliando as possibilidades.
 
‚Äď Como √© sua vis√£o sobre as situa√ß√Ķes? Por vezes, valorizamos apenas os aspectos negativos de uma situa√ß√£o. Treine tamb√©m a vis√£o sobre o que voc√™ tem vivido de bom.
 
‚Äď Tenha regularidade nos hor√°rios: alimenta√ß√£o, sono, trabalho, lazer. A falta de rotina para necessidades b√°sicas faz com que nosso corpo entre em crise. Reveja sua rotina di√°ria.
 
√Č muito importante observar os sinais do seu corpo, e, sempre que poss√≠vel, receber orienta√ß√£o m√©dica para sintomas que podem estar associados a problemas cardiol√≥gicos, endocrinol√≥gicos entre outros.
 
‚Äď Atividade f√≠sica, por mais simples que seja, auxilia muito a combater os estados de cansa√ßo,  auxiliam no metabolismo e na circula√ß√£o.
 
‚Äď Conte com amigos, com a fam√≠lia, com a pr√°tica de espiritualidade, pois todos esses apoios s√£o essenciais.
 
Nossa sa√ļde emocional e f√≠sica √© essencial para que nossa atividade profissional e demais √°reas da vida possam ser realizadas com sucesso. Portanto, rever nossos h√°bitos, nossa forma de conduzir a vida e nossos relacionamentos √© essencial para uma vida saud√°vel. 
 
*Elaine Ribeiro é psicóloga clínica e organizacional da Fundação João Paulo II / Canção Nova.
www.elaineribeiropsicologia.com.br
Twitter: @elaineribeirosp


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