Palmas, 11/12/2017

Opinião

Economia

Cartão de crédito pode ajudar a sua vida financeira

  • Por Reinaldo Domingos*


A taxa média de juros do cartão de crédito teve sua quinta queda mensal consecutiva, chegando a 9,6% ao mês (200,4% ao ano) em agosto, segundo a Abecs, associação do setor de cartões. Confira cinco formas de tornar o cartão de crédito um aliado na vida financeira.

"Ouço muitas pessoas dizerem que o cartão de crédito é um vilão, mas na verdade ele pode ser bastante vantajoso se bem utilizado", orienta Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. Para tanto, é preciso se atentar aos seguintes pontos, segundo o especialista:

1- Tenha a quantidade certa de cartões

Se tiver apenas um ganho mensal, o ideal é ter apenas um cartão de crédito; caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.

2- Obtenha vantagens no parcelamento

Ao invés de pagar à vista, pode ser mais vantajoso parcelar sem juros (desde que o valor caiba no orçamento mensal) e investir o dinheiro, considerando os rendimentos. Atualmente, há cartões de crédito que oferecem descontos quando o cliente adianta o pagamento das parcelas, outra forma de economizar.

3- Defina a melhor data de pagamento

Organize para que a data de pagamento seja posterior e próxima a entrada da renda, evitando correr o risco de atrasar o pagamento. É válido que limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal, assim evita-se gastar mais do que ganha.

4- Negocie a anuidade

Evite pagar a anuidade do cartão de crédito. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram taxa de manutenção. É válido negociar com a operadora ao menos a redução das taxas de anuidade e manutenção.

5- Aproveite pontos e milhas

Uma forma educada financeiramente de utilizar o cartão de crédito é saber aproveitar os benefícios que ele pode oferecer, como prêmios e milhas que se acumulam de acordo com os pagamentos. Lembre-se que os benefícios expiram, é preciso se organizar para não perder a data de utilização.

Fonte: DSOP Educação Financeira

*Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em E ducação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.


Comentários

comments powered by Disqus