Palmas, 27/06/2017

Opini√£o

Economia

Controlar o caixa n√£o significa deixar de investir

  • A velha m√°xima da economia em tempos de crise vale tanto para o lojista quanto para o consumidor. √Č preciso saber atra√≠-lo para n√£o entrar nas estat√≠sticas
Controlar o caixa n√£o significa deixar de investir


Em 2016, o com√©rcio fechou cerca de 108,7 mil lojas em todo o Brasil, de acordo com a Confedera√ß√£o Nacional do Com√©rcio (CNC). Em dois anos, o varejo perdeu 200 mil lojas e 360 mil empregos diretos. Nem mesmo os grandes varejistas escapam da crise ‚Äď como a Marisa, que fechou cinco lojas no ano passado.

Todo comerciante sabe que, para sobreviver no mercado, é preciso ser inovador. O grande problema do comércio como um todo, assim como dos pequenos comerciantes, é que durante os dias de bonança eles pensam nas ofertas, em novas ideias, em novos investimentos. Porém, diante da crise, existe uma certa ideia enraizada que diz "controle o seu caixa". Tal afirmação é, de fato, verdadeira, mas não deve ser levada ao pé da letra.

Controlar o caixa √© sempre bom em qualquer situa√ß√£o; por√©m, em √©pocas que o consumidor tamb√©m est√° pensando no "caixa particular" dele, √© preciso atra√≠-lo at√© voc√™. Em outras palavras, ser inovador e apostar em suas ofertas continua sendo o caminho certo para o sucesso ‚Äď e para sobreviver. Afinal, ningu√©m que tenha seu pr√≥prio neg√≥cio quer fazer parte destas estat√≠sticas.

O momento de crise √© prop√≠cio para rever gastos, custos, a√ß√Ķes incorretas e replanejar pensando no futuro - lembre-se que o consumidor est√° fazendo exatamente a mesma coisa. √Č preciso estudar cada caso e colocar as suas melhores ofertas neste jogo, apostando em ferramentas de custo zero ou baixo e chamar o cliente at√© a sua loja. A internet, por exemplo, √© um dos recursos que jamais deve estar de fora dos planos do lojista.

Com diversas redes sociais, p√°ginas e sites de busca de pre√ßo gratuitos, este √© um dos meios por onde mais se cria um forte relacionamento com o cliente e, claro, para atra√≠-lo pela melhor oferta, com promo√ß√Ķes e descontos. A pesquisa on-line est√° ao alcance de qualquer um ‚Äď seja empres√°rio ou consumidor ‚Äď, mas talvez por medo ou receio, pela falta de conhecimento sobre as potencialidades que esta poderosa ferramenta pode garantir aos neg√≥cios, poucos procuram investir nela. E este erro pode ser fatal.

Artigo de:

Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do site Dica de Preço (www.dicadepreco.com.br)


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