Palmas, 20/10/2017

Política

Tocantins

Marcelo Miranda reúne estudantes e educadores do Programa Jovem em Ação

  • Governador ressaltou que a etapa de implantação do programa no Estado é crucial para o sucesso da iniciativa do Jovem em Ação

Lia Mara

Marcelo Miranda reúne estudantes e educadores do Programa Jovem em Ação



Com a participação da equipe de implantação, equipes gestoras das escolas, técnicos pedagógicos das Diretorias Regionais e alunos, o governador Marcelo Miranda participou nesta terça-feira, 8, em Palmas, do encerramento dos trabalhos de formação do Programa ICE - Jovem em Ação.

 

A iniciativa faz parte do conjunto de estratégias desenvolvidas pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, para a implantação e desenvolvimento do Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola Jovem em Ação.  

 

Marcelo Miranda ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento da cidadania. "A educação é o caminho, é o que nos liberta e que nos torna do tamanho dos nossos sonhos", disse. Ele adiantou que essa etapa de implantação do programa no Estado é crucial para o sucesso da iniciativa, e que o encontro Ice Jovem em Ação tem o propósito de unir o governo, parceiros e a comunidade em geral em torno do propósito de melhorar cada vez mais a oferta de uma educação de qualidade.

 

A titular da pasta da Educação, Wanessa Zavarese, falou da determinação do governador em aderir ao projeto e os desafios de sua implantação. "Atualmente vivenciamos outra realidade". Segundo ela, a resistência em fazer ensino médio em tempo integral no Estado foi, em grande parte, em função de projetos equivocados do passado.

 

A consultora do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação de Pernambuco  (ICE), parceira responsável pela implantação do programa Jovem em Ação, Lucille Laurentino, disse que durante o encontro foi possível avaliar os trabalhos das escolas inseridas no projeto e perceber a motivação dos tocantinenses. "O Tocantins está muito motivado para acertar o passo em relação ao ensino de tempo integral".

 

Representando os alunos, o estudante Marcos Vinicius dos Santos, do Centro de Ensino Médio de Dianópolis, disse que a modalidade de ensino integral promoveu mudanças em seu conceito. "O meu receio era tão grande que até cogitei mudar de cidade para não estudar em regime integral, mas quando vivenciei a realidade, mudei de ideia. Parece milagre de Deus".

 

Proposta

Por meio da interação e conversa possibilitada pela metodologia do ICE, os participantes conhecem a síntese das discussões dos grupos, se conectam e polinizam as suas ideias, tornando visível os esforços e a inteligência coletiva. A metodologia permite realizar uma avaliação das ações desenvolvidas no 1º semestre, mediante análise dos desafios e proposição de soluções possíveis para os desafios projetados.

 

O Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral" – Escola Jovem em Ação -  foi lançado pelo governador Marcelo Miranda em  março deste ano e busca a implementação do ensino integral em 12 escolas do Tocantins. Numa parceria estabelecida com o Ministério da Educação e os Institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Sonho Grande e Natura.

 

De acordo com a Portaria nº 1.145, de outubro de 2016, do Ministério da Educação (MEC), no primeiro ano de vigência do programa serão beneficiados 2.613 estudantes de 12 unidades escolares no Estado do Tocantins. Duas em Palmas, três em Araguaína e uma nas cidades de Miracema, Tocantinópolis, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas e Arraias. A implantação do programa está ocorrendo por etapas e, neste primeiro ano, apenas as primeiras séries do Ensino Médio das unidades beneficiadas estão participando, totalizando 1.600 alunos atendidos.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus