Palmas, 22/11/2017

Política

Palmas

Projeto “cidadaniativa” acredita nos jovens para mudança na política nacional

  • Os ministrantes da ação enxergam em Palmas uma ótima oportunidade para que o projeto cresça lado a lado com a Capital mais jovem do país

Projeto “cidadaniativa” acredita nos jovens para mudança na política nacional



Nos últimos anos o quadro político nacional vem passando por processos de mudanças que são extremamente importantes e influenciam não só no presente, mas também no futuro do país. A juventude é uma peça chave para o quebra cabeça que está sendo montado e é preciso da mobilização da mesma para que o Brasil prospere e ascenda mais como potência política. Com essa visão, o projeto Cidadaniativa busca incentivar a participação política desses jovens para uma mudança próspera e principalmente democrática.

 

"Discutir mobilização política, educação com os jovens é importante por que a gente só vai transformar a política e o país, quando a população de maneira geral se envolver com a política e entender que devemos ser mais ativos. Que temos cidadãos na hora de votar, na hora de fazer o acompanhamento e na hora de se candidatar também. Então eu estou muito feliz e espero sair muito inspirada e contando com um montão de ativistas em Palmas para juntos mudarmos a política do Brasil" disse Tábata Amaral, uma das palestrantes do projeto que ocorreu na Capital tocantinense nesta quinta-feira, 19, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios.

 

Os ministrantes da ação enxergam em Palmas uma ótima oportunidade para que o projeto cresça lado a lado com a Capital mais jovem do país, e claro, com sua população, que tem grande potencial para uma mudança política de força.

 

"Sou jornalista e essa é a minha primeira visita a Palmas. Acho que é muito simbólico que esse movimento comece aqui, em uma cidade tão nova, envolvendo a juventude. A gente vive uma crise econômica muito grave; ex governadores, ex presidente da Câmara dos Deputados e empresários presos. Quer dizer, uma crise de política de valores econômica muito grande. Daí para juntar com o desalento a chance é total. Então nesse momento que a gente está passando, um ano antes das eleições presidenciais, é a hora certa para gente pensar sobre a boa política. Não essa política partidária tal como ela está hoje, mas a política de construção de consenso. Isso acho que cabe para todos e em especial para juventude não se sentir desassistida, ao contrário, participar da democracia", comentou João Vila Verde.

 

Projeto CidadaniAtiva

 

Esse foi o primeiro encontro do projeto, um convite à juventude para refletir sobre o futuro do Brasil. Os idealizadores acreditam ser um grande erro imaginar que políticas públicas voltadas à juventude, refletem apenas nela, quando os jovens acessam praticamente todos os serviços públicos e são diretamente afetados pelas suas ações e omissões.

 

Eles impulsionam a criação de novas perspectivas, especialmente no que diz respeito às políticas voltadas para a inclusão digital e à cultura, cujas peculiaridades e velocidade das mudanças sinalizam a necessidade de uma maior atenção. 

 

Por isso, apostam todas as fichas na juventude. É por meio das mãos e mentes dessa geração que será possível construir um novo Brasil. Mas para tanto, é imprescindível que a participação seja cada vez maior e que os jovens se envolvam muito mais nas questões que dizem respeito ao seu futuro.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus