Palmas, 21/07/2017

Política

Nobel da Paz

Requerida por Dorinha, Câmara realiza sessão solene em homenagem ao ganhador do Nobel da Paz de 2014

  • Nesta segunda, 12, às 17h30, a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem ao indiano Kailash Satyarthi, ganhado do Prêmio Nobel da Paz de 2014

Requerida por Dorinha, Câmara realiza sessão solene em homenagem ao ganhador do Nobel da Paz de 2014



Nesta segunda, 12, às 17h30, a Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem ao indiano Kailash Satyarthi, ganhado do Prêmio Nobel da Paz de 2014. A sessão foi um requerimento da deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) e que foi subscrito por mais três parlamentares.

A vinda de Kailash para o Brasil é para o lançamento da campanha 100 Milhões por 100 Milhões, uma iniciativa global de Nobel da Paz. A data de 12 de Junho é comemorada como o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.

Essa iniciativa envolverá no Brasil e no mundo diversas organizações e pessoas que atuam pelos direitos das crianças, de forma transversal e em intersetorialidade (saúde, assistência social, educação), no combate à pobreza, vulnerabilidade social, e trabalho infantil. A participação ativa da juventude será a grande marca da iniciativa no Brasil, com adolescentes e jovens envolvidos não só na mobilização, mas também no desenvolvimento das estratégias de coordenação e mobilização em todo o Brasil.

Professora Dorinha destacou que a vinda do Nobel da Paz para o lançamento de um projeto tão importante representa o marco de uma mobilização de alcance mundial.
 
Sobre o ganhador do Nobel da Paz

Kailash Satyarthi é um ativista indiano, que atua pelos direitos humanos na linha de frente do movimento global pelo fim do trabalho infantil e escravo desde 1980 e pelo direito à educação, quando deixou de lado a carreira como engenheiro elétrico para iniciar uma cruzada contra o trabalho infantil. Ele liderou o resgate de mais de 80 mil crianças escravas e desenvolveu um modelo de sucesso para sua educação e reinserção social. Como articulador e militante global, tem sido o arquiteto da maior rede mundial da sociedade civil contra a exploração infantil, a Marcha Global contra o Trabalho Infantil, uma coalizão de ONGs, organizações de professores, e sindicatos. Em 2014, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Malala Yousafzai.

É idealizador da Campanha Global pela Educação, movimento internacional da sociedade civil fundado por ele e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Brasil, entre outras entidades. Os laços estreitaram-se em 2007, quando apoiou que a Campanha Brasileira fosse anfitriã da Assembleia da Campanha Global pela Educação, pelos sucessos que a rede tinha obtido na incidência política pelo direito à educação no Brasil. Em 2015, estiveram juntos no Fórum Mundial de Educação, em Incheon, na Coreia do Sul.
 
--
CIDIANE CARVALHO
Deputada Professora Dorinha


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus