Palmas, 19/11/2017

Saúde

Congresso Científico

Congresso Científico da Saúde vai contar com programação diversificada

  • A presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Gleyde Chianca, informou que nos dois dias de congresso serão ocorrerão debates interativos com a presença de grandes nomes de todas as áreas da saúde

Congresso Científico da Saúde vai contar com programação diversificada



Camilla Negre/Governo do Tocantins
 
O Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins, que acontece nos dias 26 e 27 no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, contará com dez salas temáticas e a participação de palestrantes convidados, servidores, mediadores e monitores. Os principais objetivos do evento são dar visibilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, alavancar a produção científica e subsidiar a tomada de decisão na gestão, com vistas a assistência à saúde da população.
Os congressistas, profissionais e estudantes terão acesso a temas como: atualização no atendimento a politraumatizados, emergências clínicas mais importantes; Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e novos tratamentos; terapia intensiva, procedimentos pediátricos, fraturas expostas, condutas diferentes do AVC.
 
Além disso, de acordo com Marcos Musafir, secretário de Estado da Saúde, a programação oferece a simulação da sala da família nos hospitais, treinamento de profissionais de instrumentalização cirúrgica, de centro cirúrgico e esterilização, treinamento em ressuscitação, dentre outros. “Cada área vai trazer uma referência científica e apresentar o que há de novo para que possamos nos atualizar e continuarmos a oferecer a população um tratamento cada vez melhor, dentro das condições possíveis do SUS”, informou Musafir.
 
Outros temas também serão discutidos e perpassarão por assuntos administrativos e financeiros, como gestão de controles financeiros e critérios para aquisição de produtos e licitações. “Vamos ter a oportunidade de mostrar a seriedade, mostrar o Integra Saúde Tocantins, que um centro de informações para coletar dados, tratar e possibilitar a tomada de decisões seguras, baseadas em evidências científicas”, disse o secretário.
 
A presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Gleyde Chianca, informou que nos dois dias de congresso serão ocorrerão debates interativos com a presença de grandes nomes de todas as áreas da saúde. “É um congresso multiprofissional de atualização. Normalmente vemos congressos de áreas específicas, mas esse é um congresso da integração científica da saúde. Todas as áreas que atuam nas unidades são convidadas a participar. A programação está muita rica, muito bonita, atrativa para que os profissionais venham e conheçam os avanços atuais da saúde no Brasil e no exterior, e por isso essa versatilidade” disse.
 
Valorização do profissional

O congresso está sendo preparado para todos os profissionais da Saúde, do setor público e privado do Estado, e de todos os municípios, com a finalidade de proporcionar atualização. “Além disso, será possível conhecer o que a Saúde faz de melhor e aplicar isso de forma prática em outros espaços, porque assim se faz uma saúde respeitosa, digna, humana e com a valorização do profissional de saúde”, disse o secretário Marcos Musafir.
 
Versatilidade

No Centro de Convenções Parque do Povo, onde ocorrerá o congresso, haverá salas para diversas áreas da saúde como enfermagem, assistência social, medicina, fisioterapia. “Vamos ter o que há de mais avançado e moderno nessas áreas. Vamos valorizar o profissional para ele trabalhar com melhores condições, ouvi-los, integrar todo mundo, organizar a escada da saúde, a regulação, atenção básica, atenção primária, media complexidade, alta complexidade, ou seja, todos que participarem vão ter uma visão macro da importância que cada um desses profissionais tem no atendimento a um cidadão. Todas as áreas são muito importantes, por isso o evento é um congresso de integração multiprofissional”, finalizou o Musafir. 
 
Para inscrever trabalhos e participar do congresso, os interessados podem acessar a página do evento por meio endereço congressosaude2017.to.gov.br. As inscrições seguem abertas até dia 24 de maio.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus