Palmas, 18/11/2017

Saúde

Fesp

Fesp realiza o IV Encontro de Educação Popular e Práticas Integrativas em Saúde de Palmas

  • A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realiza o IV Encontro de Educação Popular e Práticas Integrativas em Saúde de Palmas, neste sábado, 11, no Parque da Vida Ativa, em Palmas, a partir das 8 horas


A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realiza o IV Encontro de Educação Popular e Práticas Integrativas em Saúde de Palmas, neste sábado, 11, no Parque da Vida Ativa, em Palmas, a partir das 8 horas. A intenção é reunir representantes de movimentos sociais, estudantes, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, religiosos, raizeiros, benzedeiras, artesãos, ciganas, artistas, terapeutas holísticos, fitoterapeutas e os trabalhadores em educação popular para debater sobre "A Educação Popular: Experiências, Saberes, Tradições e Cultura que permeiam a Saúde".
 
Para a coordenadora da Educação Popular da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), a psicóloga Diana Gusmão, o encontro será um espaço para a troca de experiências, saberes e práticas em educação popular, além de uma oportunidade de articular atores sociais e políticos em prol de ações e projetos que gerem conhecimento acadêmico, saberes e práticas populares. "Queremos fomentar os princípios da educação popular: diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e compromisso com a construção de um projeto democrático e popular para contribuir na qualidade da saúde da população", observou.
 
Dentro da programação estão previstas rodas de conversa, atividades que contemplam práticas em saúde, produção de mandala interativa, apresentações e atendimentos na Tenda Paulo Freire, realização da Feirinha da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para finalizar o evento será promovida a Festa das Flores com música ao vivo, piquenique e intervenções artísticas.
 
Inscrições
 
Os interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição neste endereço eletrônico até esta quinta,  9.
 
Veja abaixo os temas das rodas de conversa e a programação espontânea
 
Roda Pequizeiro - "A Fitoterapia na Educação Popular" - MEDIAÇÃO: Gilmara Apolinário (Coordenadora do Núcleo de Arteterapia e Educação Popular em Saúde (NuPoPS), Conceição Previero (Coordenadora do projeto Terraquarium – Ulbra) e Mafalda Crisóstomo do Carmo. (Fitoterapeuta e Assistente Social)
 
Roda Capim Dourado – "As práticas integrativas na saúde de Palmas" - MEDIAÇÃO: Lucas Justino (Educador Popular e Supervisor do Núcleo de Arteterapia e Educação Popular em Saúde de Palmas- NuPoPS e Glória Lucia Paula - Ativista Militante da Educação Popular e das Práticas Integrativas na Saúde de Palmas)
 
Roda Flores do Cerrado - "O papel e a representatividade dos Conselheiros Locais de Saúde em Palmas" - MEDIAÇÃO: Carlos Elias Benevides de Oliveira e Dorineide dos Santos Rodrigues (Tutores formadores dos Conselhos Locais de Saúde de Palmas)
 
Programação Espontânea
 
Feirinha
A Feirinha da UFT visa valorizar os pequenos produtores rurais e seus próprios produtos comercializados. São vendidos, dentre outros produtos, hortaliças, legumes, pães caseiros sem glúten, biscoitos, sucos naturais e artesanato.
 
Tenda Paulo Freire
A tenda é um espaço de cuidado com os indivíduos protagonistas da sua saúde, para tanto contamos com colaboradores voluntários que atendem os visitantes da tenda com curtas sessões de massagem, auriculoterapia, distribuição de chás fitoterápicos, distribuição de mudas e receitas fitoterápicas e outras atividades.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus