Palmas, 13/12/2017

Saúde

Novembro Azul

Novembro Azul: De olho na saúde, homens comparecem em peso no CSC Eugênio Pinheiro

  • De acordo com a coordenadora do CSC, Solange Castro, os atendimentos seguiram durante a tarde

Igor Flavio

Novembro Azul: De olho na saúde, homens comparecem em peso no CSC Eugênio Pinheiro



Redação Semus

Mais de 40 homens compareceram na manhã desta sexta, 24, logo cedo, ao Centro de Saúde da Comunidade Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, para participar da programação Novembro Azul que contou com palestras sobre câncer de próstata e câncer bucal, testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, e consulta com os médicos e enfermeiros da unidade.
 
O primeiro a ser atendido pela médica Rhayssa Costa foi o aposentado Moisés Alves Bezerra, 84 anos, que estava acompanhado do filho Jairo Bezerra. Moisés teve câncer de próstata, fez tratamento no Hospital Geral de Palmas e já recebeu alta médica. "Ele já passou por quimioterapia, radioterapia, fez todas as sessões que o médico pediu e já recebeu alta. Agora estamos vindo aqui mais para fazer o acompanhamento de rotina porque ele também tem pressão alta. Mas antes do diagnóstico ele corria de médico, hoje não, os filhos estão sempre por perto e temos esse cuidado de trazer ele na unidade quando precisa", disse Jairo, afirmando que por ser casado com uma biomédica sempre teve o hábito de ir ao médico. "O importante é prevenir, não esperar aparecer sinais ou sintomas para então cuidar da saúde, porque aí já pode ser tarde", finalizou Jairo.
 
O cozinheiro Francisco Vieira de Araújo, 62 anos, é um exemplo para muitos homens quando o assunto é cuidar da saúde. Ele tem diabetes, está com problemas cardíacos, circulatórios e na visão; tudo diagnosticado em exames de rotinas. No CSC Eugênio Pinheiro ele buscava diagnóstico para um possível problema na próstata. "Estou sentido dor na hora de urinar e ao ter relações com minha esposa. Quando o assunto é saúde não se pode ter vergonha, por mim o médico pode me virar do avesso que eu sigo o tratamento direitinho até ficar bom", disse Francisco, elogiando o carinho e cuidado que os profissionais do CSC Eugênio Pinheiro têm com os pacientes.
 
De acordo com a coordenadora do CSC, Solange Castro, os atendimentos seguiram durante a tarde. "Anunciamos em carro de som, nossos agentes de saúde falaram durante as visitas, ligamos para quem não estava em casa e também muitos homens já sabem que novembro é o mês de deles e aí direcionamos eles para esta data e o resultado está aqui, sala de espera cheia. É muito importante se cuidar e prevenir doenças", finaliza.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus