Palmas, 13/12/2017

Saúde

Saúde

Pedro Afonso recebe unidades móveis OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher

  • Ação dará início ao calendário em comemoração aos 170 anos do município


Para dar início as comemorações em alusão aos 170 anos de emancipação política do município de Pedro Afonso, a prefeitura de Pedro Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde desta terça-feira, 07, duas carretas dos projetos Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc.
 
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Pedro Afonso com o Serviço Social do Comércio (Sesc) busca promover e ampliar os atendimentos nas áreas de odontologia e saúde da mulher, com foco na prevenção do câncer de color de útero e mama, além de ações educativas de prevenção e cuidados com a saúde bucal, garantindo, assim, maior qualidade de vida da população.
 
Prevista para ficar no município nos próximos três meses, serão ofertadas durante a passagem das unidades móveis pelo município atendimentos odontológicos com serviços de restauração, limpeza, raspagem, aplicação de flúor entre outros.
 
Já na unidade Sesc Saúde Mulher, serão realizados exames de prevenção contra o câncer do colo de útero, conhecido como Papanicolau, e também a mamografia, principal exame para detectar precocemente o câncer de mama.
 
As unidades serão inauguradas no dia 17 de março, e começarão a oferecer os atendimentos no dia 20 do mesmo mês.  Os exames, poderão ser realizados de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h as 18h, no estacionamento da sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Guimarães Natal nº 499. 
 
Estima-se que mais de 2 mil exames de mamografia sejam realizados para atender a comunidade pedroafonsina e também cidades da região. Mulheres com idades a partir dos 35 anos, poderão realizar o exame. Sendo necessário que na faixa etária de 35 a 40 anos, é destinado as mulheres que tenham tido casos na família, de 40 a 50 anos, através de encaminhamento médico e a partir dos 50 anos, basta comparecer a unidade básica de saúde solicitando a realização do exame. Para o exame preventivo Papanicolau, o atendimento será destinado a mulheres com idades entre 25 e 64 anos.
 
As mulheres e homens interessados em realizar os diversos procedimentos ofertados, devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para que sejam encaminhados a equipe responsável pelo atendimento na unidade móvel. Ao todo 11 pessoas formam a equipe que realizará o atendimento, entre eles estão enfermeiros, técnicos em radiologia, assistente social, artífice de manutenção, além de um dentista.
 
Comemorações 170 anos
 
No ano em que o município de Pedro Afonso completa 170 anos, a prefeitura municipal tem buscado apresentar a comunidade um calendário de ações a serem desenvolvidas durante todo o ano, que vão desde prestação de serviços até a entrega de novas obras com foco em garantir maior qualidade de vida aos cidadãos pedroafonsinos.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus