Palmas, 18/11/2017

Saúde

Visa

Vigilância Sanitária alerta sobre o uso consciente de antibióticos

  • O uso indiscriminado de antibióticos pode gerar diversos problemas para a saúde da população, como o surgimento de bactérias resistentes, uma das causas de surtos em hospitais e clínicas

Vigilância Sanitária alerta sobre o uso consciente de antibióticos



Redação Semus 

Para orientar sobre o uso indiscriminado de antibióticos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por meio da Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas irá realizar durante toda esta semana uma série de visitas técnicas nas drogarias da Capital. Durante a ação os profissionais da Visa farão inspeções e vão orientar os farmacêuticos responsáveis sobre a necessidade de expor no estabelecimento as regras e as sanções previstas para quem não cumpre a legislação relacionada aos antibióticos e outros medicamentos sujeitos ao controle especial.  

O gerente da Vigilância Sanitária de Palmas, Márcio Trevisan, explica que a ação faz parte das atividades da Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos (Antibiotic Awareness Week), que tem como objetivo principal a vistoria do uso do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados e sua rotina de alimentação de dados. "Resistência aos antibióticos pode afetar pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo. A nossa intenção é aproveitar este momento para conscientizar a população, os profissionais de saúde e gestores públicos sobre a resistência causada pelo uso indiscriminado de antibióticos", alerta Trevisan. O uso indiscriminado de antibióticos pode gerar diversos problemas para a saúde da população, como o surgimento de bactérias resistentes, uma das causas de surtos em hospitais e clínicas.

Ainda de acordo com Trevisan o principal erro cometido pelos pacientes é interromper o tratamento quando não existem mais sintomas visíveis, mesmo que o médico tenha prescrito o remédio por mais dias. Nesses casos, é comum que a doença apareça novamente, uma vez que não foi curada na sua totalidade e o paciente precisa voltar a tomar antibiótico. Se essa prática for frequente, o efeito pode ser contrário: ao invés de matar as bactérias, o antibiótico pode torná-las mais resistentes, dificultando o tratamento.

Ação dos Antibióticos 
 
Os antibióticos são medicamentos capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias. Eles devem ser usados apenas no tratamento de infecções bacterianas, de acordo com prescrição médica, e sua eficácia está diretamente relacionada ao agente causador da infecção. Nem todos os antibióticos são adequados para uma mesma infecção.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus