Palmas, 21/08/2017

Últimas

Pedro Afonso

Academia Itinerante promove capacitação de policiais civis em Pedro Afonso

  • Nesta sétima turma, estão sendo capacitados 15 policiais civis da 11ª Delegacia Regional de Pedro Afonso (11ª DRPC)

Dennis Tavares

Academia Itinerante promove capacitação de policiais civis em Pedro Afonso



Yago Modesto / Governo do Tocantins
 
A Academia da Polícia Civil (Acadepol) iniciou nesta segunda-feira, 31, no Fórum da Comarca de Pedro Afonso, mais uma turma do Projeto Academia Itinerante: a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil cidadã. Nesta sétima turma, estão sendo capacitados 15 policiais civis da 11ª Delegacia Regional de Pedro Afonso (11ª DRPC).

Durante a abertura do curso, o delegado regional da 11ª DRPC, Wlademir Costa Oliveira, destacou a expectativa da equipe quanto ao projeto. "O curso estava sendo esperado com muita ansiedade na regional, em virtude da divulgação do edital e das outras turmas que já foram capacitadas do primeiro semestre desse ano. Nesta semana teremos a oportunidade de comprovar com riqueza de detalhes as instruções, engrandecendo e aprimorando os conhecimentos dos policiais civis da 11ª DRPC", completa o delegado.

O coordenador de operações do Grupo de Operações Tático Especiais (GOTE), Ariston Ribeiro de Araújo, que também é instrutor na Academia Itinerante conta que a partir desta quinta-feira, 03, as aulas serão práticas. "Iremos a campo, onde ocorrerão as capacitações técnicas sobre abordagem pessoal, abordagem veicular, tomada de fazenda, patrulha rural, dentre outros cursos". O instrutor destaca ainda a aula prática de tiro e atuação em crimes do tipo "Novo Cangaço", uma espécie de roubo a banco que envolve a intervenção de quadrilhas na cidade e a explosão de caixas eletrônicos.

A capacitação da VII Turma de Pedro Afonso termina no sábado, 05. Na próxima semana, a Academia Itinerante chegará a Colinas, com a turma VIII. Por meio de um convênio com o Ministério da Justiça, é disponibilizado um micro-ônibus adaptado para sala de aula e outro para consultório de atendimento.

Sobre o Curso

A Academia de Polícia Civil Itinerante objetiva promover o aperfeiçoamento intelectual, operacional e psicológico dos policiais civis, especialmente para que eles atuem com eficiência e eficácia em operações policiais e atendimento ao público; bem como haja uma padronização nos procedimentos de polícia judiciária, como à elaboração e formatação das peças que compõem a persecução penal de responsabilidade da Polícia Judiciária.  

Paralelamente ao curso de aperfeiçoamento profissional, é realizada uma ação voltada à saúde do policial, já que um dos enfoques do projeto é a melhoria na qualidade de vida dos policiais civis, nos âmbitos familiar, social e profissional. Esta será promovida pela Gerência Valorização do Policial Civil, que disponibilizará atendimento biopsicossocial aos policiais civis lotados na circunscrição da Regional, bem como aos respectivos familiares.

No primeiro semestre de 2017 foram capacitados mais de 80 policiais civis das regionais de Arraias (Turma I), Dianópolis (Turma II), Alvorada (Turma III), Gurupi (Turmas IV e V) e Guaraí (Turma VI). 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus