Palmas, 20/11/2017

√öltimas

Araguatins

Adapec apreende 4,8 toneladas de peixes na barreira de Araguatins

  • Os produtos vieram de Santa Catarina com destino ao estado do Par√°

Adapec apreende 4,8 toneladas de peixes na barreira de Araguatins



Dinalva Martins-Governo do Tocantins, 11 de setembro de 2017
 
A Agência de Defesa Agropecuária apreendeu 4,8 toneladas de peixes sem inspeção e em processo de decomposição, durante uma fiscalização de rotina, na madrugada desta segunda-feira, 11, na barreira fixa de Araguatins, no extremo norte do Tocantins. Os produtos vieram de Santa Catarina com destino ao estado do Pará. A empresa foi notificada e multada em R$ 5 mil, os produtos foram apreendidos e destruídos no aterro sanitário do município por serem impróprios para o consumo.
 
De acordo com o supervisor t√©cnico da √°rea animal da Adapec, Ivalto L√°zaro Pereira J√ļnior, a carga estava em um caminh√£o sem refrigera√ß√£o, com gelo insuficiente, al√©m da falta de selo de inspe√ß√£o, que d√° seguran√ßa e qualidade ao produto. "Durante a abordagem verificamos diversas irregularidades no transporte e armazenamento do produto, uma vez que os peixes s√£o muito perec√≠veis. Al√©m disso, n√£o havia documenta√ß√£o sanit√°ria que assegurava a idoneidade do alimento, colocando em risco √† sa√ļde dos consumidores", explicou.  
 
De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as barreiras fixas e volantes t√™m intensificado suas a√ß√Ķes para combaterem o com√©rcio clandestino de produtos e subprodutos de origem animal. "Nosso objetivo √© promover a sa√ļde p√ļblica, por meio da preserva√ß√£o da qualidade higi√™nico-sanit√°ria e tecnol√≥gica, que vai desde a produ√ß√£o ao transporte desses alimentos", destacou.

Registro

A Adapec alerta que as empresas que desejarem comercializar produtos de origem animal t√™m tr√™s op√ß√Ķes de registros, s√£o eles: o Servi√ßo de Inspe√ß√£o Municipal (SIM), Servi√ßo de Inspe√ß√£o Estadual (SIE) e Servi√ßo de Inspe√ß√£o Federal (SIF), cada um tem abrang√™ncia territorial de comercializa√ß√£o distinta. Para mais informa√ß√Ķes ligar no Disque Defesa 0800 63 11 22 ou procurar uma unidade da Ag√™ncia presente nos 139 munic√≠pios do Estado.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus