Palmas, 18/08/2017

Últimas

Pesca Artesanal

Agricultura participa do resultado de pesquisa da pesca artesanal no II Seminário Integrador

  • O evento é promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura/Tocantins

Arquivo Seagro

Agricultura participa do resultado de pesquisa da pesca artesanal no II Seminário Integrador



Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
 
A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participará do "II Seminário Integrador da Pesca Artesanal do Rio Araguaia", que acontece nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, das 8h às 17h30, no Parque Estadual do Cantão, município de Caseara, região Noroeste do Estado. No seminário será apresentado o resultado da pesquisa da pesca artesanal iniciada, ano passado, no rio Araguaia. O evento é promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura/Tocantins.  
 
A pesquisa desenvolvida desde 2016 faz parte do projeto "Conhecimento e Adaptação Tecnológica da Pesca para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Artesanal no Rio Araguaia" coordenado pela Embrapa Tocantins. No segundo ano de pesquisa, a apresentação no seminário mostrará as informações coletadas e as futuras ações relacionadas à pesca artesanal.
 
O projeto tem duração de três anos, com visitas em 14 municípios do rio Araguaia, sendo 11 colônias e três em comunidades indígenas.  No seminário, o gerente de Pesca Esportiva da Seagro, Thiago Tardivo, apresenta a palestra "Políticas Públicas para a Pesca Artesanal no Tocantins".
 
De acordo com Thiago Tardivo, é de suma importância este momento dessa apresentação das informações, abordando sobre as políticas voltadas para a pesca. "Infelizmente passamos um momento delicado na esfera federal em relação à pesca e aquicultura, porém, nós enquanto Estado, não podemos parar de realizar ações planejadas no âmbito das atividades. Acreditamos que a união da cadeia produtiva da pesca em um formato de câmara setorial pode nos auxiliar na implementação de políticas públicas para o setor", argumentou.
 
No seminário, além da pesquisa serão apresentadas também palestras e dados sobre diversos aspectos, entre eles: captura e as embarcações; abate e conservação a bordo no Araguaia; as áreas de atuação da frota pesqueira; relato de experiências; cadeia produtiva e a comercialização da pesca artesanal; perspectivas da pesca artesanal no Tocantins; educação ambiental da pesca artesanal, entre outros.
 
Participam do evento, lideres de colônias de pescadores e representantes das instituições parceiras no projeto além da Embrapa e Seagro, o Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade(ICMBio).  
 
Programação

Terça, 18
8h30 -  Abertura e boas vindas(Naturatins)
9h15 – A Pesca Artesanal no Araguaia – TO (Conhecimento e adaptação tecnológica para a sustentabilidade da pesca artesanal no rio Araguaia. A captura e as embarcações no Araguaia – TO(Embrapa/Adriano Prysthon)
10h45 – Políticas para a pesca artesanal no Tocantins(Seagro/Thiago Tardivo)
13h30 – Abate e conservação a bordo do Araguaia (Embrapa/Patrícia Chicrala)
14h30 – A pesca no Parque Nacional do Araguaia (ICMBio/Raoni Japiassu)
15h45 – As áreas de atuação da frota pesqueira no Araguaia(Embrapa/Marta Ummus)
16h45 – Relato de experiências das lideranças pesqueiras do rio Araguaia
17h45 – Visita guiada ao Parque do Cantão (Naturatins)

Quarta, 19
8h30 – A cadeia produtiva e a comercialização da pesca artesanal no rio Araguaia (Embrapa/Manoel Pedroza)
9h30 – O Naturatins e a educação ambiental na pesca artesanal (Naturatins/Nelma Mota e Alice Reis)10h30m – Intervalo
10h45 – As ações do Ruraltins na prestação de ATER aos pescadores artesanais do Tocantins (Ruraltins/Cássia Sobreira)
13h30 – A pesca artesanal continental no Brasil (UFRPE/Paulo Guilherme)
14h – Perspectivas para a pesca artesanal no rio Araguaia (Embrapa)
14h30 – O futuro da pesca artesanal no Araguaia (Dinâmica em grupos)
15h30 – Relato de experiências das lideranças pesqueiras no rio Araguaia
16h30 – Avaliação do evento
17h – Encerramento


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus