Palmas, 26/09/2017

Últimas

Horta Empreendedora

Cadastro de reserva para Horta Empreendedora termina nesta segunda-feira, 17

  • As 100 vagas oferecidas na semana passada já foram preenchidas. No entanto, só entrarão no programa aqueles que atenderem aos requisitos exigidos


Termina às 17 horas desta segunda-feira, 17, o prazo para interessados em integrar o cadastro de reserva da Horta Empreendedora do Taquari se apresentarem à Associação de Moradores do Jardim Taquari, em Palmas. As 100 vagas oferecidas na semana passada já foram preenchidas. No entanto, só entrarão no programa aqueles que atenderem aos requisitos exigidos.
 
"Ainda estamos aceitando cadastro de reserva porque estamos fazendo um filtro rigoroso. Só vai ser contemplado quem se encaixar nos critérios do programa, que não aceita servidor público, pessoa com carteira assinada, parentes, entre outros critérios. A proposta é beneficiar quem realmente precisa", frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho.
 
A inauguração da Horta Empreendedora acontecerá na quinta-feira, 20. Estão previstas para começar na próxima semana as capacitações dos habilitados. As 20 hortas comunitárias, que atualmente beneficiam 400 famílias palmenses, serão sede das aulas práticas de capacitação.
 
A intenção, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, é que, em até 60 dias, a produção já esteja iniciada. "Esse programa visa à geração de emprego e renda rápida e é parte desse fenômeno de agricultura urbana que está acontecendo no mundo inteiro. Palmas é uma das primeiras cidades a incentivar essa agricultura urbana desde 1992 com hortas comunitárias e depois com o quintal verde. É um projeto que vem dando certo e que vai servir de exemplo para a Horta Empreendedora", disse Sahium. 
 
Canteiros
 
Os preparos dos canteiros da Horta Empreendedora estão sendo finalizados. "São 140 canteiros com 20 reservatórios de água de mil litros distribuídos em toda área da horta e que serão abastecidos por dois poços artesianos que estamos finalizando. Toda a terra foi analisada e já preparada com calcário para diminuir a acidez e adicionada palha de arroz para deixar o solo mais macio. Os selecionados também vão receber composto orgânico e adubos para ajudar no preparo da terra, além da capacitação sobre como fazer o plantio e os cuidados com o manejo de culturas que são simples de serem desenvolvidas e que têm mercado garantido", detalhou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Claudemir Portugal.
 
A Horta Empreendedora do Taquari fica em uma Área Pública Municipal (APM) no Jardim Taquari cedida para o programa e que tem canteiros de 60 m² para cada concessionário (50 a mais que os canteiros das hortas comunitárias). Segundo Sahium, "a Horta Empreendedora veio para solucionar três premissas. Uma é dar condições de geração de renda a pessoas desempregadas que podem apreender a empreender. A segunda é ocupar vazios urbanos de Palmas e a terceira é atender ao mercado interno de hortaliças e produtos de caixaria, como jiló, batata-doce, quiabo, berinjela, maxixe, pepino e outros", relatou Sahium. 
  
Ainda conforme explicou Sahium, feiras, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são alguns dos destinos para toda a produção, que será exclusivamente orgânica. 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus