Palmas, 18/11/2017

Últimas

Obras

Calçamento da Via Lago tem desenhos em homenagem às tribos Carajás

  • Os indígenas dessa etnia foram os primeiros habitantes da região de Araguaína. Também estão sendo instaladas na via luminárias de LED com rede subterrânea

Marcos Filho

Calçamento da Via Lago tem desenhos em homenagem às tribos Carajás



Gláucia Mendes


O maior projeto de engenharia em execução do Estado do Tocantins e novo cartão postal de Araguaína, a Via Lago, segue com construção avançada para entrega durante a programação dos 59 anos de Araguaína, no dia 14 de novembro. Nesta etapa, estão sendo instaladas as luminárias de LED com rede subterrânea e o calçamento com desenhos geométricos inspirados nas tribos indígenas Carajás.
 
O engenheiro civil Weslley Fernandes Silva explica que o calçamento da Via Lago segue em toda a sua extensão até a rotatória final. "As calçadas com desenhos que foram inspirados em símbolos das tribos indígenas Carajás estão sendo construídas com blocos de concreto retangular intertravados, na cor natural e coloridos".

O arquiteto Mikael Alan de Souza criou o projeto do calçamento com os desenhos indígenas. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.
 
Relatos históricos contam que os Carajás habitaram o território de Araguaína até 1876, quando os primeiros migrantes chegaram no Município, localizado entre os rios Andorinhas e Lontra, afluentes da margem direita do Rio Araguaia.
 
Iluminação com tecnologia

Além dos postes, em seção circular com redes subterrânea, trazendo beleza e segurança à via, já estão sendo instaladas 192 luminárias de LED, sistema moderno que garante economia de energia elétrica.

Mais serviços

Também estão sendo finalizados os serviços de terraplanagem e pavimentação e drenagem. Outros trabalhos executados são de bocas de lobo, implantação dos postes para as luminárias e drenagem fluvial.
 
Nesta terça-feira 24, foram descarregadas no Lago Azul duas dragas para dragagem de areia. O objetivo é a construção de uma ilha no lago. O projeto visa a implantação de um local de lazer, com restaurante e acesso será por ponte para pedestres e barcos, com decks de embarque e desembarque.
 
A obra

A Via Lago terá 1,84 km de extensão, com pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e calçamento para pedestres. A obra começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Mansões do Lago, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago, Cidade Nova.
 
Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus