Palmas, 28/07/2017

√öltimas

Agronegócio

Governador destaca papel da Agrotins como um novo olhar para o agronegócio

  • Marcelo Miranda fez o destaque na abertura oficial da Agrotins 2017, nesta quarta, 10, quando reafirmou a import√Ęncia da Feira no cen√°rio econ√īmico

Aldemar Ribeiro

Governador destaca papel da Agrotins como um novo olhar para o agronegócio



Cl√°udio Paix√£o/Governo do Tocantins
 
A 17ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2017, foi oficialmente aberta pelo governador Marcelo Miranda na manhã desta quarta-feira, 10. Na ocasião, o governador entregou 20 títulos definitivos de terras para proprietários rurais. Considerada a maior feira de agronegócios da Região Norte do Brasil, a Agrotins segue até o próximo sábado, dia 13.
 
Na solenidade, o governador Marcelo Miranda destacou a import√Ęncia da Agrotins no cen√°rio econ√īmico. "Por v√°rios motivos, essa edi√ß√£o da Agrotins tem um significado especial: primeiro, porque em meio a todas as incertezas econ√īmicas que vivenciamos recentemente no Brasil, conseguimos realizar este evento, que j√° √© refer√™ncia no pa√≠s; segundo, pelas discuss√Ķes levantadas a partir do tema deste ano, assunto de extrema import√Ęncia para nossa sobreviv√™ncia - √°gua: sustentabilidade da vida", pontuou o governador, assegurando que o evento √© fruto das parcerias que foram firmadas ao longo dos anos.
 
"A Agrotins √© tamb√©m uma oportunidade para que nos coloquemos diante de um novo olhar para o agroneg√≥cio: setor que define a base da nossa economia. Este evento √© resultado da for√ßa dos governos, dos pequenos, m√©dios e grandes produtores, dos empres√°rios e de todos os parceiros. Vejo aqui um celeiro de possibilidades, de conhecimento, de inova√ß√Ķes, de neg√≥cios. O que vai influenciar e fortalecer, ainda mais as atividades do campo", destacou.
 
O secret√°rio de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecu√°ria, Clemente Barros, ressaltou a import√Ęncia da tem√°tica da Feira. "Este ano trazemos um tema de grande relev√Ęncia para vida humana e para o desenvolvimento da agricultura. A √°gua √© um elemento essencial na produ√ß√£o de alimentos. Precisamos estabelecer um equil√≠brio entre o uso da √°gua e a produ√ß√£o", disse.
 
Títulos de Terra
 
Com o objetivo de garantir ao cidadão o direito de cultivar a terra, o governador Marcelo Miranda, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), entregou 20, dos 114 títulos definitivos de terra que serão entregues no estande do Itertins ao longo da feira. "Hoje também é um dia muito especial porque estamos reconhecendo o direito de quem ocupa e explora o imóvel rural, como verdadeiro dono da área", reforçou Marcelo Miranda.
 
As √°reas regularizadas est√£o localizadas nos munic√≠pios de Natividade, Nazar√©, Santa Rosa, Formoso do Araguaia, Campos Lindos, Wanderl√Ęndia, Aragua√≠na, Arraias, Porto Nacional, Taguatinga, Taipas, Palmas e S√£o F√©lix do Jalap√£o.
 
Segundo o presidente do Itertins, J√ļlio C√©sar, o t√≠tulo √© uma garantia de seguran√ßa jur√≠dica. "Com o documento, os beneficiados podem pleitear financiamentos banc√°rios, cadastro ambiental, entre outros. Eram processos que estavam ha muitos anos emperrados e agora foram desburocratizados", explicou.
 
O pecuarista do munic√≠pio de Taipas, Humberto Pimentel Martins, que esperou por cinco anos pela titularidade da sua propriedade, recebeu o documento das m√£os do governador e comemorou. "Com esse t√≠tulo agora vou poder buscar financiamento nas institui√ß√Ķes financeiras e investir na terra, no melhoramento da pastagem e do rebanho. Com certeza essa √© uma garantia da expans√£o da produ√ß√£o", ressaltou.
 
Quem também celebrou o recebimento da titularidade da sua propriedade foi o produtor rural de Porto Nacional, Rosimar Ferreira Jorge. Ele aguardava pelo documento há cinco anos e agora vai ampliar a produção de sua propriedade. "Agora que sou o titular da propriedade poderei fazer financiamento. Assim, pretendo integrar o plantio de 2.200 pés de coco que já tenho, com a plantação de mamão, melancia e abóbora. São novas possibilidades que se abrem", disse.
 
O superintendente federal da Agricultura no Tocantins, Rodrigo Guerra, ressaltou o trabalho integrado com o Ministério. "O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da sua Superintendência, deixa aqui a nossa satisfação de trabalhar junto com o governo Marcelo Miranda, enfrentando todos os desafios e, principalmente, conseguindo grandes conquistas", apontou.
 
Compromissos
 
Durante a abertura da Agrotins 2017, o governador Marcelo Miranda tamb√©m assinou um Protocolo e um Termo de Autoriza√ß√£o de Servi√ßo. O protocolo de inten√ß√Ķes foi firmado entre o Governo do Estado e o Banco do Brasil, com o objetivo de incentivar o financiamento pelos produtores rurais do Estado √† aquisi√ß√£o e instala√ß√£o de usinas geradoras de energia el√©trica alternativa e renov√°vel, nas fontes solar, e√≥lica e biomassa.
 
J√° o Termo de Autoriza√ß√£o de Servi√ßo √© para que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implante o Programa Simplifica Verde. O programa engloba uma s√©rie de a√ß√Ķes que visam √† desburocratiza√ß√£o de processos e procedimentos, com seguran√ßa jur√≠dica, normatiza√ß√£o de an√°lises e comprometimento com a qualidade, agilidade e transpar√™ncia nas a√ß√Ķes do √≥rg√£o.
 
Visitas
 
O governador visitou os estandes da Agrotins, acompanhado da deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, da vice-governadora Cl√°udia Lelis, do vice-governador de Rond√īnia, Daniel Pereira, deputados estaduais e federais, secret√°rios de estado, entre outras autoridades.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus