Palmas, 24/11/2017

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Heineken N.V. assina acordo para aquisição da Brasil Kirin Holding S.A.

  • A transação transformará a operação da Heineken no país, aumentando sua presença e escala e fortalecendo seu portfólio de marcas

Heineken N.V. assina acordo para aquisição da Brasil Kirin Holding S.A.



Heineken N.V. ("Heineken") anuncia hoje que assinou um acordo com a Kirin Holdings Company ("Kirin") para adquirir a Brasil Kirin Holding S.A. ("Brasil Kirin"), uma das maiores fabricantes de cervejas e refrigerantes do Brasil. A transação transformará a operação da Heineken no país, aumentando sua presença e escala e fortalecendo seu portfólio de marcas. Após a conclusão da transação, a Heineken se tornará a segunda maior companhia de cervejas no Brasil, com uma plataforma comercial mais forte, que possibilitará um crescimento lucrativo nesse mercado promissor.
 
Cenário do mercado

O Brasil é o quinto maior país do mundo com mais de 200 milhões de pessoas. O volume de cerveja em 2015 foi de 139 milhões de hectolitros, o terceiro maior mercado global.

Embora o ambiente macroeconômico brasileiro tenha sido desafiador nos últimos anos, o potencial de longo prazo do mercado de cerveja é altamente atrativo, suportado pelo aumento da população e uma perspectiva de crescimento do PIB. Além disso, o segmento premium de cervejas, que superou o crescimento médio do mercado de cerveja nos últimos anos, tem uma participação relativamente baixa em comparação com outros mercados, proporcionando uma oportunidade de crescimento futuro.
 
Sobre a Brasil Kirin

A Brasil Kirin é uma das maiores fabricantes de cerveja no Brasil, operando 12 fábricas com rede de vendas e distribuição própria. Tem uma presença particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor. Possui um extenso portfólio de marcas de cerveja e sua participação no mercado brasileiro foi de 9% em 2015. Seu portfólio inclui a Schin, uma das maiores marcas de cerveja brasileiras atuante nos segmentos mainstream e economy, bem como a Devassa. Além disso, possui as marcas especiais Baden Baden e Eisenbahn, que complementarão o portfólio premium existente da Heineken.

A Brasil Kirin também possui um segmento de bebidas não alcoólicas: refrigerantes, água e outras bebidas. O portfólio de refrigerantes, que tem uma participação de mercado de 2% , inclui a icônica marca Itubaína.
 
Sobre a Heineken Brasil

A Heineken expandiu sua presença no Brasil com a aquisição das operações de cerveja da FEMSA - Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V em 2010. Desde então, a Heineken aumentou sua participação de mercado para 10% , liderada pela marca Heineken no segmento premium. Ao mesmo tempo, a Heineken continuou a ganhar escala com as marcas Kaiser e Bavaria e tem recentemente experimentado um forte sucesso com o lançamento de Amstel no segmento mainstream. A Heineken atualmente opera 5 cervejarias no Brasil e tem uma parceria de distribuição estratégica com os engarrafadores Coca-Cola.
 
Racional Estratégico

A Heineken acredita que a transação oferece benefícios estratégicos para seus negócios no Brasil. Em particular:

• Consolida a posição da Heineken no mercado brasileiro, ampliando seu alcance no país;

• Fortalece a plataforma da Heineken para acelerar o crescimento do mercado premium, especialmente com as marcas Heineken e Sol.

• Proporciona uma escala significativa para impulsionar crescimento futuro. O portfólio da Brasil Kirin é altamente complementar ao negócio de cerveja da Heineken e possibilitará o crescimento de marcas como Schin, Bavaria, Kaiser, Amstel e Devassa nos segmentos mainstream e economy.

• Aumenta ainda mais a exposição da Heineken para crescimento em mercados em desenvolvimento e permite que a companhia gere valor no longo prazo como o segundo maior fabricante de cervejas do mercado brasileiro.
 
Destaques Financeiros

O total a ser pago à Kirin pelas ações é o valor de 664 milhões de Euros, o que corresponde ao valor de empresa (Enterprise Value) de 1,025 milhão de Euros. Após a conclusão da transação, a Brasil Kirin será integrada à Heineken.

Os últimos resultados do ano fiscal da Brasil Kirin foram encerrados em 31 de dezembro de 2016, com receita de R $ 3.706 milhões (2015: R$ 3.698 milhões) e prejuízo fiscal antes da amortização de ágio de R$ 262 milhões (2015: R$ 322 milhões).

A Heineken espera, por meio dessa aquisição, atingir sinergias de custos, produção e logística e a otimização das cervejarias e das despesas de vendas, gerais e administrativas.

A transação possivelmente diluirá as margens da Heineken em 2017. A companhia fornecerá mais detalhes sobre a transação, incluindo os ajustes contábeis necessários, quando apropriado.

A conclusão da aquisição está sujeita às aprovações regulatórias habituais e está prevista para o primeiro semestre de 2017.
"Esta transação é transformadora nesse importante mercado de cerveja, contribuindo para o histórico de sucesso que registramos no segmento premium e fortalecendo nossa plataforma para crescimento futuro. Reitera nosso compromisso com o mercado brasileiro e a confiança em nossa capacidade de gerar resultados positivos no longo prazo em todos os segmentos do mercado. Estou ansioso para receber nossos novos colegas da Brasil Kirin na Heineken e trabalharmos juntos para o crescimento do novo negócio", comenta, Jean-François Van Boxmeer, Chairman & CEO da Heineken. 
 
Sobre a Refrescos Bandeirantes

A Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos setores de Bebidas para os estados de Goiás e Tocantins há mais de 27 anos. Criada em 1987, emprega mais de 2.900 colaboradores diretos e 5.200 colaboradores indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição em cidades polos em Goiás e Tocantins. Atende diretamente 253 cidades e mais de 30.000 pontos de vendas.

Produz, distribui e vende de forma exclusiva os refrigerantes da Coca-Cola Brasil em sua área de atendimento, e ainda faz a distribuição e venda exclusiva das marcas da Heineken, sucos chás, energéticos, achocolatados, isotônicos e hidrotônicos da Leão Alimentos e Bebidas, além da linha de águas minerais Cristal Lia. É líder de mercado nos segmentos de refrigerantes, água mineral, chás e sucos e forte competidor nos segmentos de cervejas e isotônicos.

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Coletivo Reciclagem, apoio às cooperativas de reciclagem e as escolas com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2020 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.


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